WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/03/2015 - Palestrantes renomados estimulam professores no Congresso Regional de Educadores

O XIX Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro contou, nesta quinta-feira (19 de março), com dois palestrantes, em locais distintos: Centro de Eventos da ABCZ e Cine Teatro Vera Cruz. Os palestrantes foram os professores Max Heatinger e Júlio César Furtado, ambos renomados nacionalmente na área da educação.  Diante desafios propostos pelos palestrantes, a professora Silvana Elias, secretária Municipal de Educação, convidou os participantes do congresso a pensar sobre a temática: “atualmente temos escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XIX”.
 
Max Heatinger abordou o tema: Nova Escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios, levando os educadores a refletirem sobre a escola contemporânea. Segundo o palestrante, é necessário que o professor estimule o desenvolvimento da criança na primeira infância, por meio de atividades lúdicas, aguce a sua curiosidade e o encantamento com as histórias.
 
O professor Júlio César Furtado fez a palestra: 'Professando, o que professor?' Para ele, professor não é mais aquele que professa a verdade, mas aquele que confessa o não-saber, abraça o compromisso de se reinventar e adota uma postura de aprendiz. As atitudes constroem ânimo para o trabalho É importante que o professor faça a leitura de mundo da realidade do aluno e a mediação da aprendizagem. Conclui que a aula deve ser significativa para o educando.
 
“As palestras que aconteceram no dia 19 de março, superaram as expectativas. Foram excelentes, criativas, interativas, com bastante informação para nossa prática cotidiana”, relata a professora de história da E.M. José Geraldo Guimarães, Rosângela Chaves. As alunas do Projeto Tim ArtEducação (oficina de balé) da E. M. Frei Eugênio e da E.M. Profª Olga de Oliveira e os alunos da oficina de ginástica acrobática do CEMEA Boa Vista abrilhantaram as atividades, de hoje, no congresso.
 
“A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está de parabéns pela iniciativa de trazer esses maravilhosos professores para o Congresso de Educadores. É a primeira vez que saio muito feliz e satisfeita, pois os temas abordados foram ao encontro das nossas necessidades enquanto profissionais da educação da pós-modernidade. Os palestrantes abordaram de uma maneira criativa, dinâmica, prazerosa, prática e eficaz a temática proposta. Abordaram, ainda, nossos desafios neste século e deram estratégias para enfrentarmos a realidade do dia a dia. Eles nos fizeram refletir em pontos que precisamos mudar, gás total para as mudanças”, disse a professora de português da E.M. Adolfo Bezerra de Menezes, Kizzy Ferraz.
 
 Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar