WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/03/2015 - Estudantes do município participam do Primeiro Encontro Geral dos Grêmios de 2015

Animado ao som do grupo Evolusamba, coordenado pelos professores Majaca e Thiago, o Primeiro Encontro Geral dos Grêmios de 2015 reuniu cerca de 300 alunos da rede municipal e autoridades, na tarde desta terça-feira (17). Estavam presentes secretários municipais, a superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro, a primeira-dama Heloísa Piau, os vereadores Kaká Se Liga e Franco Cartafina.
 
 “Começamos os grêmios no governo Paulo Piau por entendermos que nosso slogan diz tudo: ‘Escola do caminho, vereda que humaniza ensina e transforma’. Ninguém ensina se não for para humanizar e transformar. Com os grêmios, trabalhamos a capacitação e o despertar da liderança para que o jovem possa atuar na sociedade em que vive, começando pela escola”, afirma a secretária Municipal de Educação, Silvana Elias.
 
A formação de grêmios estudantis nas escolas municipais de Uberaba passou a ser incentivada no ano passado, como forma de fortalecer o protagonismo na sociedade. Cada escola constitui uma agremiação com dez alunos do 6º ao 9º ano, eleitos pelos colegas. O grêmio, que também é parte de uma jornada ampliada na escola, estimula valores como cidadania, responsabilidade e luta por direitos.
 
O aluno Samuel Modesto, destaque das agremiações neste ano, conheceu um novo lado da escola durante sua atuação no grêmio da Escola Municipal Boa Vista, em 2014. “Para participar do grêmio, é preciso ter uma motivação, pois não recebemos nenhum apoio financeiro. Vejo que essa confiança que fui ganhando com o grêmio me ajudou muito”, conta. No ano passado, o grêmio da instituição arrecadou R$ 1.780 com o Festival do Sorvete. A renda foi revertida para ajudar na reforma dos banheiros da unidade.
 
“No século XXI, quando o jovem começa a participar ativamente, inclusive opinando, reivindicando e deliberando sobre as ações políticas da nossa sociedade, o incentivo aos grêmios é fundamental. É aqui que se inicia a participação mais ativa junto à sociedade”, observa a superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro.
 
A primeira-dama, Heloísa Piau, também presente na solenidade, apoia o resgate à organização estudantil. “São coisas que não podem ser esquecidas, porque a partir dessa participação, o jovem busca caminhos e exercita a democracia como o caminho para se chegar às grandes conquistas políticas e sociais. Essas crianças são o Brasil de amanhã”, finaliza.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar