WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/03/2015 - Educação promove encontro de operadores escolares do Programa Bolsa Família

Secretaria Municipal de Educação - Departamento Pedagógico realiza o Encontro de Operadores Escolares do Programa Bolsa Família, destinado aos diretores escolares municipais e estaduais e operadores do Sistema Presença, dia 18 de março de 2015, das 14h às 15h, no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo - Centro Administrativo da Prefeitura.

Segundo a coordenadora Municipal do Programa Bolsa Família na Educação, Sônia Manzan, o acompanhamento da frequência escolar é um importante processo educativo e social. O Sistema Presença é uma tecnologia social de acompanhamento e monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. É também uma importante estratégia de acompanhamento e monitoramento da universalização da educação básica, sobretudo de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e de pobreza extrema.

Por meio dos dados produzidos e sistematizados, os gestores públicos podem atuar intersetorialmente, buscando soluções para a melhoria da qualidade do acesso, da permanência e do sucesso escolar dessa população em contexto de vulnerabilidade social.


De acordo com a Analista Educacional, Ana Paula Amaral, que monitora a equipe da frequência escolar, o operador escolar contribui para que a educação cumpra o seu papel de acompanhar cada aluno das redes públicas de ensino, individualmente, mediante registro de sua frequência bimestral, realizado nos cinco períodos de coleta anual.

A coordenadora enfatiza que o município de Uberaba deu um passo ousado no processo de operacionalização do sistema, quando permitiu às escolas, por meio dos operadores escolares, o acesso direto ao Sistema Presença. “Acreditamos que o empenho, a responsabilidade e a ética desses profissionais, ao registrarem a frequência escolar dos alunos das suas escolas de atuação, farão com que a permanência e o desempenho escolar dos discentes alcancem resultados satisfatórios”, afirma Sônia.

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar