WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/03/2015 - Prefeitura inaugura o quarto Cemei na zona rural de Uberaba

A Secretaria de Educação inaugurou nesta quinta-feira (12), às 16h, o quarto Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Zita Therezinha Capuço, em uma comunidade rural de Uberaba. A população de Santa Fé II será contemplada com uma unidade que atenderá 40 crianças de 0 a 5 anos. As comunidades rurais de Ponte Alta, Serrinha e Santa Fé são as outras três comunidades que possuem Cemeis e juntas atendem 213 crianças da zona rural.


Com investimento de mais de R$85 mil, o Cemei foi implantado no prédio onde antes funcionava um ambulatório da Usina Uberaba e que foi reformado pela Secretaria de Educação para atender aos alunos. O prédio oferece quatro salas de aula com berçário e maternal I para quatro crianças, maternal II para 7 crianças, maternal III para 9 crianças,  pré I para 11 crianças e pré II para nove crianças. Possui ainda parque, solário, refeitório, banheiros para banhos e grande área externa.


A Secretaria Municipal de Educação trabalha com a premissa de que trabalhar a  educação infantil é propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser, estar com os outros, em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança.


Conforme consta na resolução nº 03, de 28 de outubro de 2014, que dispõe sobre a organização da Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Uberaba, serão oferecidos um profissional para cada grupo de 6 a 8 crianças para atender ao berçário, de 4 a 11 meses; um profissional para cada 8 a 10 crianças para atender ao maternal I, de 1 ano a 1 ano e 11 meses; um profissional para cada 8 a 10 crianças, para o maternal II, de 2 anos a 2 anos e 11 meses; um profissional para cada grupo de 12 a 15 crianças, para o maternal III, de 3 anos a 3 anos e 11 meses;  um profissional para cada 20 crianças para o pré I, de 4 anos a 4 anos e 11 meses; e um profissional para cada 20 crianças para o pré II, de 5 anos a 5 anos e 11 meses.


As comunidades rurais de Ponte Alta, Serrinha e Santa Fé possuem Cemeis que juntas atendem a 213 crianças, sendo 120 crianças no Cemei Nicanor Pedro da Silveira, em Ponte Alta; 43 crianças no Cemei Maria Assis Resende, na Serrinha; e 40 crianças no Cemei Zita Therezinha Capuço, em Santa Fé. O governo municipal investe na zona rural pelo Programa Agrovilas, que reúne um conjunto de ações e políticas pra o homem do campo, coordenado pela Secretaria de Agricultura.
 
Jorn. Natália Melo - Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar