WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/03/2015 - Congresso mobiliza educadores de Uberaba e região

São esperados de 2,5 mil professores da rede municipal para os 39 minicursos abordando diversos temas e cinco palestras formativas

 
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Formação Continuada, promoverá, no período de 18, 19 e 20 deste mês, o XIX Congresso Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro, pautado na filosofia da Rede Municipal de Ensino “Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma”. O objetivo é discutir problemáticas do tempo presente que se constituem no espaço escolar, trazendo à escola e ao professor novos desafios, novos saberes e novas identidades.

Simultaneamente ao XIX Congresso Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro, ocorrerá dia 19, o 1° Encontro dos Secretários Municipais de Educação em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale). Com a realização desses eventos, Uberaba reafirma seu espaço de “escuta” e “voz” que ensina, humaniza e transforma.


Nesta semana, a Amvale, parceira no congresso, reuniu em sua sede, em Uberaba, por meio da consultora Lucia França, representantes de municípios associados à Amvale e à Amvarig (Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Rio Grande), para uma reunião preparatória de trabalho, visando à participação na programação. As convidadas foram a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, e a coordenadora do projeto, Sonaly Machado.

“O evento tem como foco discutir e pensar a educação. A formação do professor se amplia, aprofunda e vem assumindo importância significativa no processo ensino aprendizagem”, disse Lúcia França ao dar boas vindas aos participantes da reunião.
A secretária Silvana Elias ressaltou a importância do congresso e da presença dos gestores convidados o que permitiu interagir Uberaba como cidade polo diante da promoção. Assinalou que a Amvale “é a nossa instância de relacionamento”. Informou que a abertura será no ginásio do Colégio Marista, quarta-feira, dia 18, às 19h. 

No dia seguinte, na ABCZ e no Cine Vera Cruz, o programa estabelece o atendimento de grupos diferentes, mas com os mesmos palestrantes. E, no dia 20, os minicursos de acordo com as áreas específicas. Dentre eles, um seminário só para gestores municipais. “Nós precisamos integrar, porque a educação é uma política de rede e precisarmos interagir com a região como um todo”, observou a secretária. 

A coordenadora do projeto, professora Sonaly Machado, também repassou informações pertinentes à programação, com a finalidade de garantir a participação de todos no congresso. Segundo ela, o projeto pretende atender a cerca de 2, 5 mil professores da rede municipal. Serão realizados 39 minicursos abordando diversos temas em conjunto com universidades locais, cinco palestras com especialistas de renome nacional e internacional, amplamente conhecidos no campo educacional, autores de diversos livros, pesquisadores e atuantes na formação de professores, tais como os professores César Nunes e Júlio Furtado, além de Max Gehringer, considerado um dos mais importantes especialistas do Brasil em mercado de trabalho e recursos humanos.

Participaram da reunião os secretários de educação dos municípios de Pirajuba, Santa Juliana, Veríssimo, Água Comprida, Frutal, Delta, Perdizes, Planura, Conquista, Campo Florido, Comendador Gomes e Uberaba.
 
Lúcio Castellano –MG 04052 JP – assessor de imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar