WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

06/03/2015 - Unidade Central de PPP do Estado de Minas Gerais compartilha experiências com Uberaba

O grupo de trabalho da Prefeitura de Uberaba que está analisando o projeto de Parceria Público-Privado (PPP) da educação, entre outros projetos do município, esteve reunido nesta quinta-feira, dia 05, com representantes da Unidade Central de PPP do Estado de Minas Gerais. Durante a reunião a unidade apresentou o trabalho que já foi desenvolvido por eles e compartilhou informações e experiências no sentido de otimizar a modelagem da PPP do município.

O secretário de Projetos e Parcerias Intersetoriais, Glauber Faquineli Fernandes, destaca que desde o início das discussões sobre PPP no município, a Unidade Central de PPP do Estado de Minas sempre foi tida como referência. Em visita a Belo Horizonte, o secretário e o prefeito Paulo Piau, estiveram na Unidade para conhecer os trabalhos já desenvolvidos e os cases de sucesso.


“Ficamos felizes em ver que eles estão acompanhando de perto a evolução do processo aqui em Uberaba no que tange a PPP. Depois de Belo Horizonte segundo eles, somos o único município que já está nesse estágio avançado”, aponta Glauber.


O município está na iminência de colocar em consulta pública a primeira modelagem de PPP na área da educação. “Esperamos aproveitar as principais experiências deles para que possamos apresentar um trabalho mais lapidado em consulta pública”, explica Glauber.

Segundo o empreendedor público da Unidade Central de PPP de Minas Gerais, Flávio Faria, o trabalho que o município fez até agora é impressionante. “O tema PPP por muito tempo tem caminhado apenas na esfera Estadual e ver agora essa trabalho sendo desenvolvido no município no estágio avançado que o processo está é louvável. Principalmente quando vemos essa vontade de fazer do município alinhado a capacidade de quem trabalha nessa administração pública para realizar os projetos”, ressalta Faria.


A 1ª PPP do Brasil é de Minas Gerais que foi a da BR-050 em 2007. Conforme Faria, os trabalhos iniciaram no Estado em 2003, antes da Lei Federal ser feita em 2014, o que torna Minas a pioneira no que tange a PPP no Brasil. “O estado tem cada vez mais trabalhado o conceito de PPP e amadurecendo os projetos. Além de a Unidade está aberta a compartilhar toda a experiência vivenciada em todos os projetos e o que aprendeu com propostas desenvolvidas por outras entidades. PPP é um desafio inovador e que vale muito a pena. O ambiente PPP tem vários cases de sucesso no Brasil e tem sido um caminho importante para viabilizar grandes projetos”, destaca.

A Unidade esteve ainda participando de reuniões pontuais com o grupo que discute a PPP da educação e com a Secretaria da Fazenda no sentido de esclarecer e ajudar em pontos específicos desses setores.

“A vinda deles é muito importante, pois demonstra que a unidade de Minas está aberta para dar todo o apoio que a gente precisa. O nosso grupo de trabalho interno já está bem amadurecido e entendo que teremos muita celeridade no desenvolvimento dos nossos projetos”, finaliza Glauber. 

Jorn. Natália Melo - Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar