WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

19/02/2015 - Semat e Cooperu desenvolvem capacitação e estimulam condomínios para coleta seletiva

A seção de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semat) desenvolve um projeto de capacitação em parceria com a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu), com o objetivo de implantar a coleta seletiva nos condomínios residenciais da cidade. As capacitações terão início nos condomínios que já estão cadastrados na cooperativa, a partir do dia 19 (quinta-feira).

O projeto realizará visitas às residências e desenvolverá palestras informativas sobre as condições adequadas para se praticar a coleta seletiva. Além disso, serão disponibilizados materiais como um guia prático com orientações para os moradores. A chefe da seção de Educação Ambiental e gerente do projeto, Letícia Rezende Giani, explica que vários condomínios mostram interesse em implantar a coleta seletiva de seus resíduos, mas não sabem como ou por onde começar.

“Nossa meta é implementar a coleta seletiva em todos os condomínios residenciais do município. Para isso, é preciso trabalhar a informação sobre quais resíduos podem ser coletados, de forma a evitar que se misture lixo reciclável com lixo impróprio para esse fim”, afirma Letícia. Os condomínios que não se inscreverem no projeto serão procurados pela equipe do projeto para garantir maior abrangência possível.

A perspectiva é ampliar a capacitação para as escolas, empresas e estabelecimentos comerciais. “Todos nós estamos inseridos neste processo de conscientização. Cada bairro tem o seu papel neste cenário. Cabe ao poder público e à Cooperu realizar um trabalho positivo e conjunto para alcançar os melhores resultados”, ressalta a gerente.

Letícia destaca, ainda, que a equipe da Semat vem monitorando há alguns meses o trabalho realizado pela Cooperu de forma a traçar um diagnóstico de cada bairro. “A ideia é conhecer melhor a prática dos moradores para sabermos como melhor agir”, disse.

Os condomínios interessados em participar do projeto já podem efetuar o cadastro na Seção de Educação Ambiental da Semat. Mais informações pelo telefone (34) 3318-0316.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar