WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

10/02/2015 - Arquivo Público entra na era da internet e vai disponibilizar acervo digitalizado

Documentos do Arquivo Público de Uberaba que já foram digitalizados poderão ser acessados brevemente pela internet. A instituição passará a contar com um site próprio que permitirá acesso rápido da história regional. Com esta conquista, a superintendente do órgão, Marta Zednik, ressalta que o Arquivo Público atingirá padrões de referência nacional, como o do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que já disponibiliza todo o seu acervo no meio virtual.


De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba – Codiub, Maurides Dutra, o servidor que permitirá a operação já foi adquirido e deve chegar ao município nas próximas semanas. Os dados a serem disponibilizados no site independente terão como base um sistema cedido pelo Arquivo Público Mineiro - APM.


Os materiais oferecidos na internet fazem parte do Projeto Hemeroteca Digital, desenvolvido pelo Arquivo desde o ano passado em parceria com o APM. A iniciativa tem por objetivo digitalizar o acervo do Arquivo Público e conta com 12 estagiários da Fapemig, coordenados por um historiador. Até o momento, os periódicos locais Correio Católico, Jornal da Manhã e Jornal Cidade Livre já estão digitalizados, embora ainda não estejam disponibilizados para o acesso do público. Também passará pelo processo revistas e documentos em geral.


Para a superintendente Marta Zednik, propositora do site da instituição, modernizar o arquivo é de grande importância para a comunidade. “A gente tem que fornecer ao público uma ferramenta de agilidade para consulta do acervo documental. O site vai viabilizar a tranquilidade da população interessada, que poderá ter acesso ao conteúdo de qualquer lugar do mundo. As instituições têm que acompanhar as novas tecnologias”, pondera.


Atualmente, 50 anos de edições do jornal Lavoura e Comércio já estão disponíveis na internet, pelo site da Codiub <http://www.codiub.com.br/lavouraecomercio/pages/main.xhtml> e no blog do Arquivo Público <http://arquivopublicouberaba.blogspot.com.br/>. Estas edições se tratam de microfilmes produzidos pela Codiub ainda na década de 1980, que foram digitalizadas em 2014.


No blog do arquivo também estão disponíveis informações sobre eventos, lançamentos de livro e documentos disponíveis. As novidades também podem ser acessadas pela facebook >www.facebook.com/pages/Superintendência-de-Arquivo-Público-UberabaMG>.

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar