WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

28/01/2015 - Piau assina convênio de R$ 5 milhões para repasse a instituições beneficentes

Além de reajuste nos valores, a Prefeitura também firmou os contratos mais cedo este ano para as instituições cobrirem os gastos de janeiro

Na tarde desta terça-feira (27), o prefeito Paulo Piau assinou os convênios do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) com 64 instituições assistenciais de Uberaba. Conforme compromisso assumido, Piau determinou o aumento de 10% no valor per capta repassado para cada instituição e de 100% para as instituições asilares. Ao todo, os recursos do fundo são de R$ 5 milhões.
Na ocasião, o prefeito ressaltou a necessidade de o poder público cuidar daqueles que mais necessitam. “Isto é a prefeitura cumprindo o seu papel de olhar pelos que mais precisam. Foi muito difícil chegar a este resultado pela situação econômica desfavorável no Brasil como um todo. Mas o aumento foi fruto de uma pesquisa realizada pela secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib, que constatou a defasagem do valor. É uma forma de abrigarmos e darmos mais cobertura para as pessoas idosas, que são aquelas que trabalharam por Uberaba e ajudaram a construir essa cidade”, comemora Piau.
Angela lembrou que neste ano o contrato foi firmado ainda em janeiro, a pedido das instituições. “Fizemos uma força-tarefa enorme para a assinatura ocorrer a tempo de cobrirem as despesas deste mês. Antes, o recurso era sempre liberado em fevereiro, março e eles não podiam cobrir os gastos de janeiro”. Cada segmento recebe um valor de acordo com o tipo atendimento. No caso das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), vimos a necessidade desse aumento per capta por elas oferecerem abrigamento 24 h. Com isso, recebemos em contrapartida a vaga social quando precisamos de encaminhar um idoso, por exemplo”, diz.
Para a primeira-dama Heloísa Piau, que sempre acompanha de perto as atividades da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), este apoio pode ajudar as instituições a continuar oferecendo serviço de qualidade. “Não vai resolver tudo, mas já é uma parte significativa. Quando a gente participa, vemos o quanto é necessário em todos os setores. Temos que admirar quem abraça essa causa”, observa.
A Seds monitora regularmente o destino empregado ao dinheiro repassado pelo Fundo. Para celebrar parceria com a prefeitura, as instituições precisam ter um plano de trabalho que passa pela aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); estar em dia com a prestação de contas; apresentar certidões negativas, entre outros requisitos.
As 64 instituições se dividem em seis segmentos: pessoas com deficiência; abrigamento adulto, infanto juvenil e residência inclusiva; ILPIs; apoio sociofamiliar; socioeducativo e comunidade terapêutica.
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) 27/01/2015

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar