WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

26/01/2015 - Mais de cem famílias uberabenses deixaram de recadastrar nos programas sociais do governo federal

Em Uberaba, 136 famílias ainda não compareceram aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS para atualizar seus dados no Cadastro Único e garantir o recebimento de benefícios sociais. O prazo, já estendido pelo governo federal, encerrou na última sexta-feira (16). O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) havia solicitado que 600 famílias regularizassem a situação no município.
A coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Vânia Guarato, revelou que a maioria dos faltantes são os que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), transporte interestadual para o idoso e desconto na conta de energia elétrica.
Porém, quem recebe o Bolsa Família, e ainda não normalizou o cadastro, teve o benefício bloqueado pela União.
Já a Cemig está convocando aqueles que têm direito ao desconto na conta de energia para atualizar o cadastro o mais rápido possível Quanto ao BPC, Vânia explica que o benefício pode vir a ser bloqueado em caso de irregularidade no sistema, embora não exista definição do MDS. A situação é mais complicada para os idosos com desconto no transporte interestadual, pois só descobrem a irregularidade na hora de solicitar passagem.
Para evitar tais transtornos, a coordenadora orienta manter o cadastro atualizado. “O MDS atualiza os dados dos beneficiários a cada dois anos. Pedimos às pessoas que mantenham este cadastro em dia, pois ele é necessário até para prestar concursos públicos. O procedimento serve para averiguar a renda familiar, a escola das crianças e a quantidade de membros na família, por exemplo”, explica.
Para atualizar os dados, é preciso apresentar a Carteira de Trabalho dos membros da família que já tenham 18 anos – mesmo se estiver em branco –, CPF, Identidade e Título de Eleitor. Para as crianças, bastam Certidão de Nascimento e declaração de matrícula na escola.

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
21/01/2015

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar