WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

20/01/2015 - Uberaba amplia ações de valorização do idoso

Envelhecer saudável com possibilidades de convivência intensa e participar de projetos de valorização do idoso. Assim tem sido o dia a dia daqueles que se interessam pelos projetos e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que tem realizado um trabalho que desperta a atenção e o interesse de diversos municípios da região. O trabalho é realizado em diversos pontos da cidade, como nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Outro espaço que se destaca é a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) de Uberaba possui 9.515 pessoas cadastradas, sendo 451 em 2014, de acordo como balanço da Seds. Para melhorar as instalações físicas, a estrutura da UAI está passando por uma reforma completa.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib, a obra iniciada no final do ano passado custará aos cofres públicos R$157.519,96 e será entregue ao seu público-alvo neste primeiro semestre, trazendo consideravelmente mais conforto aos idosos que lá passam parte do seu tempo para desfrutar de momentos agradáveis. Nesse espaço são oferecidas atividades como hidroginástica, musculação, sinuca, aulas de informática, música, oficinas de artesanato, além de uma equipe multidisciplinar com psicólogo, enfermeira, assistente social e terapeuta ocupacional.
Para cuidar exclusivamente desse público, a Prefeitura de Uberaba tem a Seção de Apoio à Pessoa Idosa, cujo trabalho passa pela promoção de direitos e atividades focadas na saúde e no lazer. Entre as atividades desenvolvidas, destaca-se o Projeto Conviver, que trabalha com grupos de contação de histórias e oficinas de artesanato, cujo objetivo é desenvolver o convívio e o fortalecimento de vínculos com a família e a comunidade. Esse trabalho é realizado nos Centros de Referência e Assistência Social (CRASs) e unidades parceiras da Seds.
Durante o ano de 2014 houve 210 atendimentos nos grupos de convivência; 1200 atendimentos no lazer orientado; na semana da Terceira Idade foram 1000 atendimentos; emissão de 56 novos Passes Livres; e 96 formulários preenchidos para o primeiro passe livre, entre outros atendimentos.
Angela Dib explica que a política de atenção ao idoso do município de Uberaba está nos quatro cantos do município para que todos os interessados possam interagir e participar de tudo o que é oferecido. “Queremos sempre ampliar o atendimento, por isso estamos presentes nos CRAS e em instituições parceiras que trabalham com idosos, além da grande estrutura da UAI, que está passando por diversas melhorias para oferecer o que há de melhor para essa população tão especial”, salientou.
Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU – 19.01.2015

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar