WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

16/01/2015 - Sexta-feira (16): último dia para recadastramento no Bolsa Família

O prazo estendido para o recadastramento no Cadastro Único, que dá direito ao Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, termina hoje (sexta-feira, 16).  Em Uberaba, cerca de 370 famílias em situação irregular ainda não foram localizadas nem procuraram os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS para atualização dos dados.
 
A atualização cadastral ocorre a cada dois anos, a pedido do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que envia uma lista das pessoas em situação pendente. As famílias não encontradas já foram bloqueadas inicialmente e, caso não acertem a situação, poderão ter o benefício cancelado definitivamente.   
 
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Vânia Guarato, espera-se que a partir do bloqueio dos benefícios, a procura pelos CRAS aumente. Contudo, o não cumprimento do prazo pode levar ao cancelamento dos repasses. “A gente espera que as famílias nos procurem antes de terem o benefício bloqueado, pois se chegar ao cancelamento, pode levar até quatro meses para ser restabelecido”, enfatiza Vânia.
 
Documentação - Para o recadastramento, os adultos precisam apresentar carteira trabalho -- mesmo sem ter sido assinada -- CPF, Identidade e Título de Eleitor. Para crianças de 0 a 14 anos, bastam certidão de nascimento e declaração de matrícula da escola. O Bolsa Família é garantido apenas às famílias que seguem alguns itens, como pesagem periódica das crianças de 0 e 7 anos; 85% de presença nas aulas das crianças em idade escolar e acompanhamento médico regular das gestantes.
 
CRAS – Os oito Centros de Referência da Assistência Social - CRAS de Uberaba funcionam normalmente no mês de janeiro, embora os grupos de convivência e de fortalecimento de vínculos estejam em recesso. Atualmente, os serviços mais frequentes são as visitas judiciais e o cadastro único, para as famílias que precisam regularizar sua situação no programa Bolsa Família.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) 15/01/2015

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar