WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

09/01/2015 - Prefeitura amplia abordagem social nas ruas de Uberaba

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) tem incrementado o trabalho de abordagem social com o intuito de efetivar políticas públicas para pessoas que chegam às ruas e, muitas vezes, perdem a referência por alguma razão. Há uma intenção também de responder aos anseios da sociedade que chega a se assustar com pessoas em situação de rua. As políticas públicas passam pelo encaminhamento a abrigos, a tratamento de saúde, inclusive dependência química e encaminhamento para frentes de trabalho.   
Nos últimos quinze dias foram abordadas 78 pessoas em pontos fixos  e prioritários como terminal rodoviário, praças centrais, mercado municipal, bem como as demandas do Disk Abordagem Social. As abordagens são feitas das 7h às 18h e  das 18 h às 1h da manhã  com alternância de plantonistas. Todos os pedidos de abordagem social são atendidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), coordenado por Cláudia Cristina Moura, que atua com abordagem social nas ruas da cidade  e atendimento psicossocial às demandas espontâneas que chegam à unidade que funciona na Rua Segismundo Mendes, 201.
No mês de dezembro, houve crescimento no atendimento a pessoas em situação ou vivência de rua que foram abrigadas provisoriamente na Casa de Passagem. Lá foram oferecidas em média 151 passagens para migrante itinerante, bem como foram feitos encaminhamentos para tratamento de dependência química e ou para frente de trabalho.
“Há situações apresentadas de pessoas em situação de rua, que são de responsabilidade da Segurança Pública. O nosso trabalho é voltado para oferecer apoio a pessoas que desejam um novo projeto de vida, com a saída das ruas, casos de violência, entre outros”, afirma Cláudia Cristina Moura. Quanto se trata de casos de baderna da ordem pública e outros, a sociedade deve acionar a Polícia Militar ou a Guarda Municipal, segundo a coordenadora do Centro Pop.
Seds insiste para que a população não dê esmola
Cláudia Cristina ressalta ainda a necessidade da comunidade uberabense se conscientizar em não dar esmola nos semáforos fortalecendo a campanha educativa deflagrada pela PMU/Seds para oferecer oportunidades. A esmola acaba contribuindo para a permanência das pessoas na rua. 
 
Jornalista Reginaldo Cangussu (Decom PMU) 8.1.2015

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar