WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

09/01/2015 - Recadastramento no Bolsa Família termina na sexta-feira

O governo federal estendeu o prazo para recadastramento no programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, que terminaria em dezembro, até o dia 16 de janeiro. As famílias ainda não recadastradas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS referente ao seu bairro para garantir o benefício no ano de 2015.
 
Em Uberaba, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pediu que 600 famílias atualizassem o cadastro único, mas apenas 220 foram localizadas pelos CRAS responsáveis e outras seis pediram a exclusão do sistema. As famílias não encontradas já foram bloqueadas inicialmente e, caso não acertem a situação, poderão ter o benefício cancelado.  
 
“Nossa maior dificuldade para localizar as pessoas da lista enviada pelo MDS é com relação às mudanças de endereço não notificadas. A gente espera que nos procurem antes de terem o benefício bloqueado, pois se chegar ao cancelamento, pode levar até quatro meses para voltarem a recebê-lo”, enfatiza a coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Vânia Guarato.
 
Para o recadastramento, os adultos precisam apresentar carteira trabalho -- mesmo sem assinatura -- CPF, Identidade e Título de Eleitor. Para crianças de 0 a 14 anos bastam certidão de nascimento e declaração de matrícula da escola. O Bolsa Família é garantido apenas às famílias que seguem alguns itens, como pesagem periódica das crianças entre 0 e 7 anos; 85% de presença nas aulas das crianças em idade escolar e acompanhamento médico regular das gestantes.
 
Atualmente, 6.800 famílias são beneficiárias do Bolsa Família em Uberaba. Destas, 4.600 recebem o benefício básico, concedido às pessoas em situação de extrema pobreza (com renda per capita de até R$ 77 mensais). Já 1.093 famílias recebem o Benefício de Superação da Extrema Pobreza, calculado caso a caso, garantindo às famílias uma renda acima da faixa da extrema pobreza.
 
CRAS – Os oito Centros de Referência da Assistência Social - CRAS de Uberaba funcionam normalmente no mês de janeiro, embora os grupos de convivência e de fortalecimento de vínculos estejam em recesso. Atualmente, os serviços mais frequentes são as visitas judiciais e o cadastro único, para as famílias que precisam regularizar sua situação no programa Bolsa Família.
 
 Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
08/01/2015

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar