WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/12/2014 - Prefeitura lança projeto de arborização planejada no bairro Pacaembu

A Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães promoveu o encerramento das atividades escolares do ano nesta terça-feira, dia 16. O momento foi marcado pelo lançamento do projeto-piloto de Arborização Planejada do Município. O projeto prevê o plantio de mil mudas de árvores de baixa estatura, como flamboyant mirim, magnólia e graviola, que serão plantadas no bairro Pacaembu, Beija-Flor I, II, e III.

Na escola e no entorno serão plantadas 250 mudas de árvores das quais serão 60 árvores da espécie Algodão de Praia, 100 Oiti, 60 Ipês de cores variadas, 29 mudas ornamentais dentro da escola e um Pau Brasil. As mudas são produzidas pelo Horto Municipal e as estacas e insumos foram adquiridos por meio de parceira com empresas do município.

“Estamos lançando este projeto que será desenvolvido de forma integrada pelas secretarias do município, e esperamos conseguir o envolvimento da população nesse plantio”, afirma o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira. O projeto é desenvolvido por quatro secretarias, sendo a Agricultura responsável pela assistência técnica; Meio Ambiente com educação ambiental; a Secretaria de Educação buscando o envolvimento de alunos, pais e comunidade uma vez que todos os projetos terão início nas escolas; e a Secretaria de Infraestrutura que faz o plantio e produz as mudas no horto.

O projeto de arborização será realizado em etapas. A 1ª etapa teve início com o plantio de mudas na Escola José Geraldo Guimarães, nas calçadas, canteiros centrais e rotatórias do entorno da escola. A 2ª etapa será o plantio dentro e no entorno dos centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Maria Elisabeth Salge Melo, Maria Eduarda Farnezi e Francisca Alias Wenceslau.

A secretária de Educação, Silvana Elias, ressaltou que todas as secretarias envolvidas neste projeto têm se esforçado para formar um cidadão mais consciente e comprometido com a natureza e o meio ambiente. “Estamos integrando nossos trabalhos para que uma ação executada em conjunto tenha mais força e obtenha melhores resultados no que tange ao processo de arborização”, ressalta Silvana.

As crianças da rede municipal de ensino serão parceiras no projeto identificando a árvore plantada e adotando as mudas. Cerca de 20 crianças da escola ajudaram no plantio das árvores ao lado da comunidade. Finalizada a etapa de plantio, identificação das árvores e cuidados básicos, as secretarias  levarão o projeto para novos bairros, deixando a comunidade local com uma parcela da responsabilidade de cuidar da região arborizada para que todas as mudas cresçam e contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida de todos os moradores da região.
A diretora da Escola, Renata Maiolino, agradeceu pelo projeto-piloto ser lançado na sua escola e observou que essa será uma oportunidade de despertar na comunidade a preocupação com o meio ambiente. “Poder participar dessa campanha é um incentivo muito grande para alunos que agora irão se preocupar em cuidar da sua rua e do seu bairro”, enfatiza Renata.

O projeto tem como intuito, além de ornamentar a cidade, reduzir os níveis de poluição no ar, melhorar o clima local, aumentar a umidade do ar e oferecer abrigo e alimento às diversas espécies de aves regionais. O secretario de Meio Ambiente, Ricardo Lima, destacou que é muito importante trabalhar a educação ambiental principalmente nas escolas uma vez que esse trabalho visa melhorar a qualidade de vida da população. “Passar a educação ambiental aos jovens é um passo muito importante para que eles executem projetos que só vem a beneficiar o bem-estar das gerações futuras”, ressalta Lima.
 
Jorn. Natália Melo (Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar