WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

16/12/2014 - Prefeitura cumpre mais uma etapa do TAC do zoológico de Uberaba

Na última semana, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve em Belo Horizonte para apresentar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) o projeto de revitalização e regularização do Jardim Zoológico de Uberaba. A medida é o cumprimento de mais uma etapa do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Uberaba e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

O TAC mantém o zoológico na área do Bosque Jacarandá, porém um novo projeto foi estruturado com as modificações necessárias para que o local atenda às normativas do Ibama. No documento estão previstas alterações e construções no local que terá toda a parte administrativa reconstruída bem como a área de quarentena. Os locais destinados aos animais serão readequados de acordo com as espécies e toda a parte de iluminação e infraestrutura será reavaliada.

“Esse é um projeto que contempla muitas melhorias e benefícios para o zoológico e que trará mais segurança aos animais e conforto à população visitante. A praça das aves, por exemplo, será toda reconstruída e os animais ganharão mais espaço. No projeto consta a construção de uma área de escape para que não haja nenhuma perda de animal em caso de fuga”, aponta a diretora do departamento de Recursos Ambientais da Semat, Luciana Polati.  

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente e Turismo, Marco Túlio Borges Prata, existia um TAC (já vencido) assinado na gestão anterior para tirar o zoológico do local onde ele se encontra. Os investimentos do município passariam de R$10 milhões. Entretanto, com o aval técnico do Ibama, o governo municipal vai fazer todas as adequações necessárias ao atual zoológico e o custo ficará no mínimo 10 vezes menor do que seria a aquisição de uma nova área e as construções necessárias em um novo espaço.

Marco Túlio aponta que algumas etapas do TAC já foram vencidas como o projeto técnico de reflorestamento local que não precisará mais ser feito uma vez que o zoológico continuará na área do bosque. “O relatório da situação já foi repassado ao ministério público”. Outro ponto vencido do TAC era a cláusula em que constava a necessidade de um instrumento normativo da prefeitura para a proteção da área de mata. “Como o bosque já é contemplado como área de conservação ambiental, no plano diretor de Uberaba a situação também já foi informada ao ministério público”, explica.

A partir de agora, a secretaria aguarda que o Ibama retorne com o projeto. A previsão é que até o final de janeiro sejam apontadas as sugestões e no final de fevereiro se tenha um projeto definitivo podendo partir para a fase de obras.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima, destacou o trabalho que vem sendo realizado por sua equipe, cujas propostas e projetos apresentados foram alvo de elogios do Ibama. “Uberaba está empenhada em cumprir com seus deveres e temos uma equipe preparada para fazer o melhor pela população de Uberaba”, aponta Lima.

Perfil da área
O Bosque do Jacarandá está situado na Vila Olímpica, em uma área de aproximadamente 33.000 metros quadrados. O futuro parque possui uma rica mata nativa com grande quantidade de madeira de lei, e apresenta algumas espécies introduzidas, como jaca, amoreira, entre outras. A árvore mais antiga é um jatobá com mais de 60 anos.

No zoológico de Uberaba são encontrados principalmente animais da fauna do cerrado, e que atualmente apresenta 91 animais distribuídos entre diferentes espécies de aves, répteis e mamíferos, inclusive exemplares da fauna silvestre ameaçada de extinção. A equipe do zoo já conseguiu, inclusive, a reprodução de alguns deles.
 
Jorn. Natália Melo (Comunicação PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar