WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/12/2014 - Alunos das escolas municipais apresentarão trabalhos empreendedores na ExpoCigra

A Prefeitura de Uberaba -- por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – é parceiro na realização da 2ª ExpoCigra-Fiemg 2014, que contará com três estandes da Secretaria de Educação e Cultura para expor os trabalhos produzidos pelos grupos de empreendedores juvenis das escolas municipais. O evento será no Parque Fernando Costa e terá início nesta quinta-feira (11), encerrando no sábado (13). 

Os alunos de 22 escolas de ensino fundamental municipal irão apresentar na Feira das Empresas Simuladas de Jovens Empreendedores, os trabalhos de empreendedorismo juvenil produzidos durante o ano, por meio do programa Jornada Ampliada. São jovens e crianças do 6º ao 9º ano que criaram artesanato ecológico, produtos alimentícios e brinquedos, além de campanhas voltadas para o empreendedorismo social.

No trabalho de artesanato foram feitas reutilização de materiais reciclados para a criação de mandalas, quadros, telas, enfeites, adornos, porta-trecos, vasos para horta e floreira. Serão nove escolas apresentando trabalhos pensados de forma ecológica visando à sustentabilidade e à preservação ambiental.


No estande de alimentos, seis escolas apresentarão lanches produzidos pelos alunos que trabalharam o empreendedorismo na produção de alimentos. Serão comercializados durante o evento: sanduíches naturais, assados, chocolates, doces caseiros e compotas. Nesse trabalho, os alunos aprenderam sobre todo o processo de produção de um produto, desde a compra da matéria-prima ao manuseio industrial e os cuidados higiênicos dos alimentos.

É importante frisar que esse tipo de trabalho não é focado apenas para que os alunos aprendam a vender e ter lucro, mas sim que eles saibam que ao consumir um produto ele deve olhar a validade, a qualidade e a apresentação do material e que acima de tudo, ele tem o direito de adquirir e exigir um bom produto por um valor justo.


No estande dos brinquedos, três escolas irão expor trabalhos produzidos artesanalmente pelos alunos e aqueles já utilizados foram reaproveitados. As escolas fizeram campanhas para arrecadar material e os brinquedos muito estragados foram desmontados, sendo as peças aproveitadas para montar outros brinquedos. Todos os que eram possíveis reutilizar foram lavados e embalados.

Para o prefeito Paulo Piau, a ExpoCigra-Fiemg é um evento de fundamental importância para o município, principalmente, no momento em que a prefeitura tem ampliado consideravelmente o apoio ao segmento empresarial já estabelecido, fazendo com que a economia se fortaleça, e atraindo novos investimentos que vão gerar emprego e renda. “Temos convicção de que o caminho do desenvolvimento social de Uberaba passa pelo desenvolvimento econômico”, disse.

O secretário José Renato Gomes aponta que Uberaba vive o melhor momento de toda a sua história no que se refere ao desenvolvimento econômico. “Neste governo, crescemos 20 vezes mais que a média dos últimos anos na aprovação de empresas para instalação em nossos distritos industriais. Conseguimos alterar nossa lei e hoje somos competitivos. Temos uma localização estratégica e uma logística diferenciada, além de um conjunto de escolas técnicas e universidades que muito facilitam na formação de profissionais do mais alto nível. Fatores que atraem o empresário ao nosso município”, afirmou.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar