WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

09/12/2014 - Prefeitura lança Projeto-piloto da Bacia do Mutum com Dia de Campo neste sábado

O projeto realizou uma série de intervenções ao longo da URA-350 com o intuito de melhorar a captação de água da chuva no local
 
O “Dia de Campo do Projeto-piloto da Bacia do Mutum” ocorre no próximo sábado (13) e marca o lançamento das primeiras intervenções realizadas ao longo da estrada URA-350, cujo objetivo é ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da água da chuva que abastece o Córrego do Mutum. O projeto está inserido no Programa Microbacias, do plano de governo do prefeito Paulo Piau, implementado após estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no início da gestão.  
 
Ao longo de toda a estrada foram realizadas obras que proporcionam o escoamento da água da chuva para bolsões de retenção que garantam, com a lenta infiltração no solo, a recarga do aquífero e a qualidade da água do local, preservando córregos, rios e nascentes da região. Outra preocupação com relação a este nível de qualidade levou à implantação de biodigestores nas fazendas. A tecnologia permite a filtragem do esgoto doméstico nas propriedades rurais e irá substituir as fossas negras, poluentes dos lençóis subterrâneos. Também foi realizado o Cadastro Ambiental Rural dos terrenos para regularizar as Áreas de Preservação Permanente e as Reservas Legais no entorno da URA-350. A medida seguiu os padrões do novo Código Florestal Brasileiro, ainda com a preocupação de preservar os recursos hídricos da área.
 
A Bacia do Mutum foi selecionada como o primeiro local para realização do projeto, por existir, logo à frente, uma estação de captação de água para a cidade de Uberaba. Com a finalização deste projeto-piloto, serão analisados os impactos das obras na região para então replicá-lo nas outras bacias que abastecem o Rio Uberaba, já em estudo pelo Codau. O programa está sendo desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, e pelo Codau, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro
 
Serviço
 
O “Dia de Campo do Projeto-piloto da Bacia do Mutum” está na agenda dos secretários envolvidos e do prefeito Paulo Piau e toda a comunidade está convidada para o evento. A concentração ocorre no sábado (13), a partir das 14h, no Centro Comunitário da Mata da Vida. A partir desse local, será percorrido o trecho onde ocorreram as intervenções. A estrada URA-350 tem acesso pela rodovia MG-190.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar