WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

06/12/2014 - Cepa produz 8 mil pães e 1.800 sachês de suco de soja todos os dias

A unidade de panificação e produção de suco de soja do Centro de Excelência em Produtos Alimentares (Cepa) de Uberaba continua funcionando plenamente desde o seu relançamento em 2013. Com 13 funcionários, o Cepa produz diariamente 8 mil pães e 1,8 mil sachês de suco de soja, distribuídos no Centro Administrativo para o lanche dos servidores municipais e, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), nas instituições beneficentes cadastradas.
 
O custo de produção dos pães dá à Prefeitura uma economia de 50% em relação ao valor de mercado do produto. Já o suco de soja, conforme a nutricionista do órgão, Fernanda Matos Machado, é rico em proteína e fibra. “A quantidade de proteína presente na soja é similar à quantidade contida na carne, enquanto a fibra é importante porque hoje o intestino das pessoas está preguiçoso, pois não se come a quantidade suficiente de frutas e legumes”, explica.
 
Fernanda também conta que o suco de soja passou por reformulação neste ano, após estudo realizado numa parceria entre o Cepa e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig). A quantidade de produtos artificiais utilizados para a confecção do suco foi reduzida de cinco para apenas um, garantindo os nutrientes do suco. As calorias do produto também diminuíram. “Mudamos o tipo de soja para um tipo que possui menos gorduras e é mais saboroso”, relata Fernanda.
 
No Cepa também é oferecido o curso profissionalizante de panificação e confeitaria pela Fundação de Ensino Técnico (Feti). Só neste ano, já foram formadas três turmas de padeiros e confeiteiros. “Além do custo mais baixo do produto, o Cepa exerce um importante papel de formação profissional para atender um setor do mercado carente de profissionais, e ainda ajuda a população por meio da Seds”, conta Lourival dos Santos, diretor da Feti.
  
Curso de panificação

No próximo ano serão abertas duas novas turmas para o curso de panificação da Feti, uma em cada semestre. As inscrições para quem pretende estudar no primeiro semestre acontecem dos dias 15 a 30 de janeiro, na sede da Instituição, na Rua Equador, 49, no bairro Fabrício. Basta comparecer ao local com os documentos pessoais e um comprovante de residência. O curso pode ser realizado a partir dos 17 anos, independente do nível de escolaridade.
 

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar