WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

03/12/2014 - Palestras e mesas-redondas marcam 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos

Iniciados nesta terça-feira (2) os ciclos de palestras da 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos de Uberaba, que contou com a presença de mais de 150 pessoas no decorrer do dia. A conferência continua nesta quarta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, das 8h às 18h e debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A coordenadora da conferência e chefe de Seção de Educação Ambiental da Semat, Letícia Rezende Giani observou que o público presente foi bastante diversificado, o que enriqueceu ainda mais as discussões. “A conferência se destacou pela forte presença de pessoas ligadas em resíduos sólidos. Tivemos estudantes universitários, empresários e servidores de secretarias que trabalham com resíduos no município e todos estão preocupados em contribuir para criação de políticas ambientais que sejam adequadas à realidade da demanda do município”, aponta Giani.

Foram realizadas duas mesas-redondas ao final de cada ciclo de palestras. A primeira abordou os eixos temáticos educação ambiental e coleta seletiva; e a segunda foi ligada à logística reversa e resíduos da construção civil. A conferência busca contribuições da sociedade e das empresas para a implantação da PNRS no município, além de disseminar conhecimento técnico-científico e político relativos ao tema. A ideia é identificar soluções concretas para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo.

Um ponto alto da conferência é debater a Lei nº 12.305/10 que trata da responsabilidade compartilhada, e define diretrizes para reduzir a geração de resíduos sólidos e combater a poluição, levando em consideração que os cidadãos, governos, setor privado e sociedade civil organizada são todos  responsáveis pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

No segundo dia de conferência será realizada a elaboração de propostas para logística reversa e construção de um amplo fórum para discussão, avaliação e compartilhamento de responsabilidades e proposição de ações, a fim de aprimorar a política ambiental em âmbito local e regional. Também está prevista a leitura do regimento interno da conferência para aprovação, enquanto os participantes serão encaminhados aos grupos temáticos dos respectivos eixos e haverá início dos debates, que culminarão na escolha de 10 propostas para cada eixo discutido. Desse total cinco ações prioritárias de cada grupo serão aprovadas pela plenária. O encerramento se dará com a eleição dos delegados que participaram dos trabalhos nas câmaras técnicas do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Jorn. Natália Melo (Comunicação PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar