Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento Social

29/11/2014 - CRAS de Uberaba apresentam resultados dos trabalhos desenvolvidos

Equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) apresentaram nesta sexta-feira (28) balanço das atividades desenvolvidas durante 2014 dentro do Programa e Atendimento Integral à Família (Paif). Ao longo do ano além dos encontros realizados com os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos foram desenvolvidas ações específicas de prevenção e socialização, que estavam divididas por eixos.

Ao todo foram trabalhados cinco eixos com os grupos dos CRAS: Meio Ambiente; Prevenção a Drogas e Álcool; Cultura e Resgate Histórico; CRAS na Escola, e o Associativismo e Lideranças. As reuniões, visitas, oficinas e rodas de conversa que trabalharam cada tema foram realizadas em parcerias com outras secretarias do Município, como Meio Ambiente e Turismo, Saúde, Educação e Cultura, entre outras.

Cada encontro trabalhou um tema diferente dentro de cada eixo, porém a coordenadora do Paif, Marcia Jerônimo, destacou que foi respeitada a realidade de cada região. “Todos os eixos foram trabalhados em todos os CRAS, porém as atividades foram adaptadas para cada grupo, de acordo com a idade e a região de cada unidade” completou.

Para desenvolver as atividades de maneira homogênea cada eixo proposto foi planejado individualmente por uma equipe, após a conclusão do trabalho foi identificado que a adesão às ações propostas foi de aproximadamente 80% das famílias que participam dos oito CRAS. Em um dos eixos Associativismo e Lideranças foi realizada uma pesquisa com os usuários do CRAS. O objetivo do questionário foi de levantar as demandas apresentadas por cada comunidade para assim elaborar as propostas de trabalho para o próximo ano.

CRAS - são espaços físicos em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Prestam atendimento socioassistencial, articulam os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando, coordenando e organizando a rede de proteção social básica intersetorialmente com políticas de qualificação profissional, inclusão produtiva, cooperativismo e demais políticas públicas e sociais em busca de melhores condições para as famílias.

Durante o período de Janeiro a Outubro de 2014 as oito unidades dos CRAS realizaram 53.871 atendimentos individualizados, além do preenchimento dos Cadastros Único e demandas encaminhadas pela Proteção Especial e outros órgãos.

 

Jorn. Elisa Kiosz

Comunicação PMU/Seds

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub