WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

29/11/2014 - 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos acontece na próxima semana

A 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos de Uberaba será realizada na terça-feira (2) e quarta-feira (3) da próxima semana. Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, a conferência estará com as inscrições abertas até segunda-feira (1º). O tema debatido será a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em temas como implantação de sistemas da logística reversa, expansão da coleta seletiva e resíduos da construção civil.


O evento ocorre das 8h às 18h no auditório do Centro Administrativo da prefeitura.  No primeiro dia haverá palestras e mesa-redonda para que seja apresentada de maneira geral a realidade do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município. O professor universitário, mestre e doutor em engenharia química,  Nelson Diniz Velasco, irá ministrar palestra sobre A Política Nacional de Resíduos Sólidos e em seguida o diretor Executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Aparecido Gonçalves falará sobre Coleta Seletiva com a inclusão sócioprodutiva dos catadores.


O terceiro palestrante do período da manhã será o geógrafo, professor universitário, escritor e ambientalista, Renato Muniz de Carvalho que abordará o tema, Educação Ambiental e a Política dos 5 R’s. Para fechar o período da manhã acontecerá uma mesa redonda que discutirá a Educação Ambiental como um dos principais instrumentos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).


No período da tarde o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Caetano de Lima fará uma palestra sobre Logística Reversa e Resíduos Sólidos e em seguida a Coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade do Instituto Agronelli, Mariângela Terra Branco Camargos e a assistente de Projetos do Instituto Agronelli, Marizélia Gomes Costa, ministrará uma palestra sobre Logística Reversa das Lâmpadas e dos Resíduos Eletroeletrônicos.


O assessor Jurídico da Minaspetro e da Fecombustíveis, Bernardo Souto irá apresentar a Legislação Ambiental e a implantação da logística Reversa nos Postos de Combustível. O diretor Técnico da SUPRAM, José Roberto Venturi falará sobre Resíduos de Construção Civil e no final, uma mesa redonda sobre Logística Reversa dentro do contexto da responsabilidade compartilhada encerrará o primeiro dia de conferência.


Já no segundo dia está prevista a construção de propostas para logística reversa e construção de um amplo fórum para discussão, avaliação e compartilhamento de responsabilidades e proposição de ações, a fim de aprimorar a política ambiental em âmbito local e regional.


Será feita a leitura do regimento interno da Conferência para aprovação e os participantes serão encaminhados para os Grupos Temáticos dos eixos e início dos debates que deverá culminar na escolha de 10 propostas para cada eixo discutido, dos quais 5 ações prioritárias de cada uma, serão aprovadas pela plenária. Após será realizada eleição dos delegados que levarão as propostas para serem discutidas em âmbito estadual.
A conferência irá buscar contribuições da sociedade e das empresas para a implementação da PNRS no município, além de disseminar conhecimento técnico-científico e político relativos ao tema. A ideia é identificar soluções concretas para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo.


As inscrições estão sendo feitas online pelo site da Prefeitura <www.uberaba.mg.gov.br>. A 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos, será presidida pelo secretário de Meio Ambiente, Ricardo Caetano de Lima e coordenada pela chefe de Seção de Educação Ambiental da Semat, Letícia Rezende Giani.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar