WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/11/2014 - Mostra da Educação Municipal mobiliza todas as unidades de Uberaba em dezembro

Marcada para os dias 2 e 3 de dezembro a I Mostra Pedagógica, Cultural e esportiva ‘Juvenal Arduini’ da rede municipal de ensino. Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação pretende apresentar e divulgar as atividades e as principais políticas públicas de ensino deste ano rumo ao fortalecimento da educação de qualidade, conforme explica a coordenadora do evento, Eliana Correa Salge.

A iniciativa propiciará também a integração e interação da comunidade com as políticas públicas da educação municipal. O local escolhido foi o Centro de Eventos da ABCZ, espaço amplo, de fácil acesso às comunidades escolares, com toda a logística necessária para receber a demanda de alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino. Segundo Eliana, esse evento será um marco na educação municipal, ressaltando que nos anos anteriores, a exposição dos projetos desenvolvidos junto aos alunos era de forma fragmentada, por meio de diversas mostras, em datas distintas e sem a integração entre as Unidades Escolares Municipais. O espaço escolhido para fechar este ano letivo pela estrutura que dispõe contemplará a apresentação dos 38 projetos que fazem parte do Plano de Gestão da Educação Municipal e montagem dos estandes das 62 unidades escolares.   

Conforme a coordenadora, a mostra vem consolidar o lema da atual gestão “Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma”, evidenciando os compromissos com o ensino de qualidade, assumidos, democraticamente, pela Rede Municipal de Ensino de Uberaba. E, além disto, por meio dela será avaliada a operacionalização dos principais projetos inseridos no Plano de Gestão da Educação Municipal, em 2014, divulgando a relevância educacional das atividades pedagógicas, culturais e esportivas desenvolvidas.

Eliana observa também que através da integração será propiciada a socialização de experiências educacionais positivas que contribuam para o desenvolvimento e enriquecimento das práticas educativas interdisciplinares; estimular a pesquisa, a inovação e o enriquecimento das práticas pedagógicas, culturais e esportivas desenvolvidas no âmbito escolar e, mais que isto, valorizar o trabalho do corpo docente.

“A educação municipal, por meio do Plano de Gestão 2013-2016, estabelece bases seguras e realistas de políticas educacionais pretendidas pela atual gestão, cujo principal objetivo é atender, de forma equânime, as necessidades educacionais dos alunos, considerando as diversidades de suas condições”, observa.

No seu conjunto, o Plano de Gestão da Educação Municipal condensa e consolida todos os compromissos que se traduzem em diretrizes básicas a serem impressas, na gestão da educação municipal, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), no período 2013-2016. Essa proposta prioriza, entre outras coisas, o compromisso de trazer o educativo para o seu lugar, ou seja, compreender que a educação, além de se comprometer com o desenvolvimento cognitivo, defronta-se, como dizia Paulo Freire, com as complexas e tensas artes de formação do ser humano: a escola como espaço democrático de construção, assimilação e difusão do conhecimento, espaço ampliado da convivência e da vivência de valores culturais, espaço comprometido com a pluralidade das dimensões da formação humana, espaço coletivo da reinvenção de uma nova prática educativa de qualidade e, finalmente, espaço de autonomia pedagógica, administrativa e financeira.

 Durante os dois dias da mostra, a equipe gestora avaliará os principais projetos inseridos no Plano de Gestão da Educação Municipal, em 2014, por meio das apresentações pedagógicas, culturais e esportivas desenvolvidas pelos alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Uberaba.

 Jorn. Gê Alves

 Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar