WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

13/11/2014 - Idom apresenta metodologia de trabalho ao Conselho Gestor da PPP

O Conselho Gestor da Parceria Público-Privada se reuniu hoje, 12, para acompanhar a apresentação da empresa Idom Consultoria Ltda, responsável pelo estudo urbanístico que avaliará novos eixos de desenvolvimento para Uberaba. Participaram da reunião o prefeito Paulo Piau, presidente do Conselho e os secretários Glauber Faquineli (Seppai), José Renato Gomes (Desenvolvimento Econômico), Cláudio Junqueira (Planejamento) e Paulo Salge (Procuradoria Geral). Como representantes da empresa Idom participaram os consultores, Pedro Paes Lira e Nathália Cavalcante Pantolfi.

Ao explicar a decisão da Prefeitura de Uberaba de contratar uma empresa para avaliar os eixos de desenvolvimento da cidade, o prefeito Paulo Piau lembrou que a decisão de local para construção de um novo Centro Administrativo terá foco no interesse público e não de interesses de grupos.

“Queremos o que for melhor para Uberaba, pensando em um planejamento a médio e longo prazo. Temos que ter elementos para tomada de decisão de forma transparente, embasada em dados técnicos. Por isso o estudo tem que ser isento de qualquer influência. Implantar um equipamento público desta natureza é de grande relevância e será tratado com responsabilidade para que a população seja priorizada. Mediante as informações técnicas passadas pela empresa, mapeando as potencialidades de Uberaba é que vamos ter esta definição, lembrando que tudo também será discutido antes com a comunidade”, ressaltou.

Segundo o consultor Pedro Lira, o trabalho realizado pela Idom passa pela avaliação de âncoras existentes, sistema viário e outros. “Iniciamos o trabalho com um levantamento sobre o crescimento histórico, o que nos dá subsídio para entender como o município se desenvolveu ao longo deste período. No levantamento, avaliaremos questões como linhas férreas, sistema viário, cursos d’água, rodovias, rio Uberaba, âncoras e\ou equipamentos e região central, entre outras questões”, explicou, afirmando ainda que projetos e equipamentos futuros também estão no contexto do trabalho.

Além dos itens citados, o potencial de desenvolvimento, topografia, acessibilidade, contexto urbano e legislação estão incluídos na metodologia. Vale lembrar que o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), além da construção do novo Centro Administrativo, prevê também a construção dos Postos de Atendimento à População (PAPs). A expectativa é que até o início de dezembro, o estudo com as potencialidades de desenvolvimento de Uberaba seja apresentado à administração municipal.

Ainda nesta reunião do Conselho, foi deliberado, mediante parecer positivo da Proger, a prorrogação de prazo para a Companhia Paulista de Desenvolvimento entregar seus projetos, sendo: 30 dias para os projetos da Educação, 120 dias para os projetos do Terminal Rodoviário e Resíduos Sólidos e 60 dias para o projeto da Saúde. Segundo o secretário Glauber Faquineli, por uma questão de lisura e transparência, os mesmos prazos serão concedidos às outras empresas cadastradas nos referidos projetos.

 

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar