WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/11/2014 - Encontro de Educadores alia teoria e prática nesta quinta e sexta-feira em Uberaba

Previsto no calendário escolar de 2014, ocorre nessa quinta e sexta-feira (dias 6 e 7) o Encontro de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura/Departamento de Formação Continuada e Casa do Educador. O evento vai propiciar momentos de reflexão quanto às concepções teórico-metodológicas e à apropriação de práticas educativas envoltas em princípios éticos, humanísticos e transformadores.

O evento pretende, ainda, promover o encontro com novos saberes, habilidades, valores e posturas, que levem à consolidação da identidade docente, com base na atual gestão municipal. Considerado dia escolar, todo o magistério foi convocado e deverá estar presente respeitados os horários de trabalho. Assim, não haverá aulas nestes dois dias, sendo que os pais foram devidamente comunicados com antecedência.

A diretora de Gestão Educacional da Semec, Eliana Correia Salge, ressalta tratar-se de momento importante de formação e que terá espaço para a teoria na quinta e para a prática na sexta, inclusive devendo ser traçadas intervenções por unidade escolar e respeitando a realidade de cada uma, a fim de aprimorar ainda mais o IDEB de Uberaba.

A Rede Municipal de Uberaba, desde 1993, trabalha na perspectiva de uma educação emancipatória, percorrendo um caminho de originalidade, nos diferentes momentos históricos de sua construção. “De acordo com essa concepção filosófica voltada para a Escola Cidadã, as unidades escolares são pensadas como “veredas que ensinam, humanizam e transformam” e tal concepção foi mantida, considerando que o ensino que não se efetiva na linha da humanização e da transformação para o bem, não se completa, não ressignifica os conteúdos curriculares, nem oportuniza mudanças essenciais”, afirma Eliana Salge.

 

Programação reúne palestrantes de renome internacional

6/11:

- Teatro Municipal Vera Cruz, 7h30 às 11h e 13h às 17h, palestra com o professor Celso Vasconcellos;

-ACIU, 7h30 às 11h e 13h às 17h, palestra com Vera Maria Carvalho;

07/11:

Atividades nas unidades coordenadas pelas equipes pedagógicas.

 

PALESTRANTES:

CELSO DOS SANTOS VASCONCELLOS

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformação; Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

 VERA MARIA CARVALHO

Titular da SBP – Sociedade Brasileira de Psicomotricidade com trabalhos e participações em congressos e bancas

Professora convidada do curso de especialização em Psicomotricidade da UP-Universidade Positivo.

Professora no Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão - UNINTER

Graduação em Psicologia - Universidade Tuiuti do Paraná Psicodrama Pedagógico - Sociedade Paranaense de Psicodrama /Contexto e FEBRAP

Psicomotricidade – especialista pela FUNPAR/UFPR e titulada pela SBP Sociedade Brasileira de Psicomotricidade

Especialização em Psicomotricidade com projeto aplicado-“Psicomotricidade com Deficientes Auditivos numa Visão Relacional” Psicomotricista Relacional-Sociedade Francesa de Psicomotricidade/Clínica Escola Movimento – Curitiba-Pr –com trabalho de campo em creche.

Participou do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da FIEP, na comissão de empresas que discutem, em fórum permanente, a formação da responsabilidade social nas empresas. Coordenou o Simpósio Brasileiro de Psicomotricidade em Curitiba, novembro. Desenvolveu durante 2001 e 2002 cursos de capacitação sobre Assessoria das Relações Familiares na Visão Sistêmica no Brasil.

Coordenou grupos de capacitação no Projeto do Pensar Municipal da Família promovido pela Associação dos Juízes e Promotores da Infância, Juventude e Família do PR em conjunto com as prefeituras municipais, visando o desenvolvimento de Redes Sociais com projetos aplicáveis nas comunidades e que promovam a família através da Terapia Comunitária e da intervenção sistêmica.

 Jorn. Gê Alves - Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação

Jornalista Gê Alves (Decom PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar