WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/11/2014 - Alunos do projeto Cultura Empreendedora visitam empresas de Uberaba

O projeto Cultura Empreendedora na Escola -- desenvolvido durante todo o ano na rede municipal -- está entrando na reta final. Nesta segunda-feira (3) teve início o trabalho de visitas dos alunos às empresas de Uberaba parceiras do projeto. Durante essa etapa, os alunos fazem um tour pela linha de produção para conhecer o processo de fabricação do local. A eles são apresentados o funcionamento operacional da indústria e do trabalho de marketing desenvolvido.

A primeira visita foi realizada pelos alunos da Escola Municipal Madre Maria Georgina à empresa CCM Indústria e Comércio de produtos descartáveis, localizada no Distrito Industrial II. Na próxima terça-feira (10), os alunos da Escola Uberaba irão à Fertigran Fertilizantes Vale do Rio Grande Ltda, no Distrito Industrial III; os alunos da Escola Maria Lourencina Palmério vão a Duratex S/A, no Distrito Industrial I e os alunos da Escola Professora Geni Chaves conhecerão a Fundibrás Indústria e Comércio Ltda.


Na terça-feira (18), os alunos da Escola Santa Maria visitarão a Carré Arte em Mármores e Granito Ltda, que se localiza na Rua Coronel Antônio Rios. Os alunos da Escola Olga de Oliveira visitarão o Condomínio Manhattan Flat Service, na Praça Frei Eugênio. O projeto está sendo desenvolvido com o apoio do prefeito Paulo Piau, da secretária de Educação, Silvana Elias, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes.

Para a diretora do Departamento Cultural da Secretaria de Educação, Edilene Leal, que é gestora do projeto, essa ação de educação, iniciada neste ano, é um grande desafio, mas que irá oportunizar aos alunos ter uma visão empreendedora por toda a vida. “Esperamos que esses alunos se sintam estimulados a adotar uma postura empreendedora ao enfrentar o mercado de trabalho. Empreender vai além de abrir o próprio negócio, é despertar o gosto para construir, planejar e estudar. Queremos incentivar essas crianças a serem protagonistas para que eles despertem uma veia empreendedora”, explica Edilene.

A próxima etapa do projeto será a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante o ano nas escolas. Dois alunos irão apresentar suas lojas e empresas durante a Expocigra onde serão montados estandes das empresas criadas pelos estudantes. Eles irão se apresentar aos visitantes da feira. Entre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estão empresas de artesanato, de aluguel de brinquedos para festas, loja de brinquedos usados, trabalhos sociais, empresas que trabalham com mídias, entre outras.

Das 29 escolas municipais de ensino fundamental, 20 conseguiram desenvolver o projeto até o final deste ano. Para Edilene, com o sucesso dessa primeira etapa, as escolas que não conseguiram prosseguir com o projeto, estarão muito mais motivadas no próximo ano.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar