WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/10/2014 - Repasse de recursos contempla escolas ambientalmente sustentáveis de Uberaba

Quatorze escolas municipais foram contempladas com recursos do PDDE Escola Sustentável. A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Sônia Manzan, escolas sustentáveis são aquelas que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente de modo a garantir qualidade de vida às atuais e futuras gerações.

Ela explica que pensando nisso, o governo federal disponibiliza, por meio do  Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – recurso financeiro para que escolas públicas da educação básica promovam ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, apoiando-as na adoção de critérios de sustentabilidade socioambiental, considerando o currículo, a gestão e o espaço físico, de forma a tornarem-se espaços educadores sustentáveis.

Uberaba desenvolve em todas as escolas da rede municipal de ensino o Projeto de Educação Ambiental, atendendo à Lei nº 9.795/99 da Política de Educação Ambiental, na qual determina o envolvimento de processos pedagógicos que favoreçam a construção de valores sociais, conhecimento, habilidades e atitudes voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental e a qualidade de vida.

Por essa razão, as escolas Municipais Adolfo Bezerra de Menezes, Arthur de Melo Teixeira, Boa Vista, Celina Soares de Paiva, Frederico Peiró, José Marcus Cherém, Maria Lourencina Palmério, Monteiro Lobato, Professor  José Geraldo Guimarães, Professora Olga de Oliveira, Professora Stella Chaves, Reis Júnior, Sebastião Antônio Leal e Vicente Alves Trindade foram contemplados com o PDDE Escola Sustentável.

De acordo com a coordenadora dos Programas Federais na Semec, Jacqueline Martins Barbosa Santos, elas foram selecionadas por terem participado da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em 2013, nas etapas municipal, estadual e nacional. Cada escola apresentou um projeto por meio da criação do COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) com o objetivo de multiplicar as práticas de educação ambiental e estimular o fortalecimento das lideranças estudantis nas definições dos destinos da escola pela elaboração e implementação da Agenda 21.

Para efetivação desse recurso, os gestores escolares deverão realizar assembleia com a participação do conselho escolar, professores, comunidade escolar, membros do Com-Vida e funcionários para deliberarem sobre a utilização do recurso e posteriormente elaborarem um plano de ação que deverá ser preenchido na Plataforma do PDDE Interativo.

O valor varia de R$8 mil a R$14 mil e poderá ser utilizado no apoio à criação e ao fortalecimento da Com-Vida, na promoção da adequação do espaço físico, visando à destinação apropriada de resíduos da escola, eficiência energética e uso racional da água, conforto térmico e acústico, mobilidade sustentável e estruturação de áreas verdes e na promoção da inclusão da temática socioambiental no projeto político-pedagógico da escola. O plano deverá ser enviado para análise da Secretaria Municipal de Educação e encaminhado ao MEC para validação. Só após está etapa as escolas receberão o recurso pelo FNDE para executarem o plano.

 
Jorn. Gê Alves  - Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar