WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/10/2014 - Sexta-feira é dia de competição interescolar de ginástica artística em Uberaba

Nesta sexta-feira (24), a partir das 13h30, ocorre a 1ª Competição Interescolar de Ginástica Artística entre o período integral das escolas municipais Professora Niza Marquez Guaritá e Arthur de Mello Teixeira, com o objetivo de promover a integração dos seus alunos. Eles apresentarão coreografia com movimentos da ginástica na abertura do evento que terá a participação das alunas da ginástica artística da Jornada Ampliada/ PROETI da Escola Uberaba.


Avanços. O PROETI atende a 97 alunos de tempo integral na Escola Municipal Professora Niza Marquez Guaritá e 92 alunos na Arthur de Mello. Cerca de 80 alunos do nível I irão representar suas respectivas escolas no JEURA/2014 – Jogos Escolares de Uberaba, dia 5 de novembro, no Cemea Boa Vista. “A ginástica artística em tão pouco tempo de desenvolvimento nas escolas tem se mostrado um ótimo laboratório e, considerando-se o desenvolvimento gradativo dos alunos, já planejamos para 2015 participar do Jeura com alunos do Nível 2”, informa a coordenadora do PROETI, Fernanda Roquetti. 


Conforme Fernanda, a prática da ginástica desenvolve a coordenação motora, a percepção corporal, a lateralidade, a consciência corporal de movimentos físicos e estéticos e contribui para o desenvolvimento e aprimoramento do esquema corporal. Por isso, com sua inclusão na grade curricular da escola de tempo integral, poderá proporcionar grande contribuição na formação integral da criança, especialmente no que se refere à ampliação do acervo motor. “É nossa preocupação dar subsídios para o desenvolvimento da ginástica, na perspectiva da inclusão, e a diversidade dos movimentos, com o foco na ludicidade dentro dos limites e possibilidades dos educandos”, completa a coordenadora.


Entre as oportunidades de aprendizagem da ginástica, a competição serve como padrão de estímulo e motivação para ser trabalhada durante as aulas agregando assim, o interesse dos alunos. Com as vivências da ginástica, segundo a professora responsável, Beatriz Aparecida Gonçalves Moreira, as chamadas qualidades físicas são desenvolvidas naturalmente como: resistência geral, coordenação, velocidade, equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo. 


A ginástica artística -- conforme Beatriz -- coloca a criança numa relação com o seu próprio corpo, permitindo descoberta de diversas partes do corpo, como os diversos membros, bem como a ação de grupos musculares e das articulações, oportunizando o aprimoramento de movimentos exigidos pelos fundamentos da citada modalidade. “Como uma prática corporal, das mais antigas que se tem registro, a ginástica é plena de possibilidades como a interação social, o trabalho em grupo e desafios que levam a criança a conhecer e superar seus limites”, encerra a professora. 

Jorn. Gê Alves
Comunicação – PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar