WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

23/10/2014 - Seminário reúne 200 pessoas para falar sobre direitos da criança e do adolescente

O I Seminário da Rede Socioassistencial, denominado “Construção de Políticas Intersetoriais visando à Garantia de Direitos” reuniu aproximadamente 200 pessoas para discussão da rede de proteção da criança e do adolescente, além de alinhar as informações e sensibilizar os gestores que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).


Durante a primeira palestra, com o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança, do Adolescente e da Educação do Estado do Paraná (CAOPCAE), Murillo José Digiácomo, foi discutida a importância do trabalho coeso de todos que atuam na rede. “A criança ou o adolescente não pode passar de um órgão para o outro, cada qual realizando um trabalho isolado. A rede só funciona com atuação coordenada, articulada e integrada dos diversos órgãos. A responsabilidade não é de uma pessoa, mas de toda a rede” destacou Murillo durante sua fala.


Após a palestra foi realizada uma mesa-redonda com o promotor de Justiça e Coordenador Regional das Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação do Triângulo Mineiro, André Tuma Delbim Ferreira; o mestre em Psicologia e representante da Frente de Defesa da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, e o paranaense Murillo.  O principal questionamento durante a discussão foi à responsabilidade de todos inclusive da família para solucionar os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes.


À tarde foram duas palestras: a primeira com o psicólogo Wanderley Abadio de Oliveira, que abordou o tema “Território e violência contra a criança e adolescente: o lugar de políticas públicas”. A segunda com a promotora de Justiça, responsável pela Promotoria de Família, Miralda Dias Dourado de Lavor. Ela falou sobre a Alienação Parental, explicando sobre situações em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços  afetivos com o outro cônjuge, criando fortes sentimentos de ansiedade.


Para a secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib, o evento foi o primeiro passo para a capacitação dos gestores. “Como foi explicado durante o seminário, posteriormente haverá capacitação com os atores sociais que atuam diretamente na rede social. E nesse primeiro momento, eu acredito que todos os gestores ficaram sensibilizados da importância dessa capacitação”, concluiu Angela.

 Jorn. Elisa Kiosz
Comunicação PMU/Seds

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar