WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/10/2014 - Brasil Carinhoso vai beneficiar quase mil crianças de Uberaba, anuncia secretária

A Prefeitura de Uberaba -- por meio do Programa Brasil Carinhoso, do Governo Federal -- conseguiu R$1.322.000,00 para quase mil crianças no município.  Trata-se de iniciativa que, segundo a secretária Silvana Elias, é muito importante, embora muitos não consigam entender. “Fizemos bem o dever de casa”, comemora. 


Com os recursos serão contempladas em unidades escolares as 927 crianças com idade entre zero e 48 meses beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Antes, o programa valorizava a família e estimulava a permanência na escola, mas como até quatro anos de idade não é a obrigatória a frequência, o governo federal lançou mão desta nova estratégia para manter as crianças em situação de vulnerabilidade nas unidades. “Ele não obriga, mas quando envolve o Bolsa Família, as unidades têm estímulo para atender, pois recebem pela criança. É uma bela política de inclusão para crianças de zero a 48 meses”, explica.


Outro detalhe interessante é que o recurso não pode ser subconveniado, pois visa, justamente, a favorecer a otimização dele. Se subconveniado inviabilizaria compras mais baratas. Assim, a gestão é indelegável do município que promove o repassasse às unidades em forma de produto adquiridos por meio de licitação. São itens como colchonetes, materiais didáticos, suplementação alimentar, exceto medicamentos, e componentes de uso diário. Empolgada, Silvana Elias ressalta o olhar para muito além do assistencialismo do Brasil Carinhoso, numa política forte de inclusão das famílias mais vulneráveis em parceria. 


A Ação Brasil Carinhoso foi concebida numa perspectiva de atenção integral que também articula reforço de políticas ligadas à saúde e à educação. Por isso, além do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a ação envolve o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde. Estados e municípios têm papel importante na implementação do Brasil Carinhoso.

Jorn. Gê Alves
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar