WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

14/10/2014 - Codiub entrega à prefeitura digitalização de 50 anos do Jornal Lavoura e Comércio

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba – Codiub realizou nesta segunda-feira (13), a entrega de microfilmes do Jornal Lavoura e Comércio com os primeiros 50 anos do jornal ao prefeito Paulo Piau. O material remonta dos anos 80 quando a Codiub realizava o serviço de microfilmagem para o jornal. Ao todo são 7.917 edições que foram microfilmadas na época e permaneceram sob a guarda da Codiub durante 26 anos.
 
Para o prefeito Paulo Piau, Uberaba ganhou um presente muito valioso. “São 50 anos do jornal que já estão assegurados para sempre e disponíveis para que a população possa fazer consultas. Esses documentos são inestimáveis e serão entregues ao Arquivo Público para preservação. A Codiub está de parabéns pela iniciativa e por prestar esse serviço para a história e a cultura de Uberaba e de toda região. Agora fica com o arquivo público microfilmar e digitalizar os outros 100 anos do lavoura e comércio”, pontua Piau.

Segundo o presidente da Codiub, Maurides Dutra, o material foi resgatado do arquivo da Codiub e está sendo colocado à disposição da Prefeitura de Uberaba para que o prefeito Paulo Piau encaminhe o material à Superintendência de Arquivo Público, que armazenará os microfilmes que serão disponibilizados para consultas da população. “O Lavoura é o diário mais antigo do estado de Minas Gerais e acumulou, por um bom tempo, as funções de diário oficial do governo goiano. Essa digitalização assegura não só a preservação da história e da cultura do município como também das cidades vizinhas e da época”, aponta Maurides Dutra.

Os primeiros arquivos já estão disponibilizados na página do Arquivo Público no site da Prefeitura de Uberaba <www.uberaba.mg.gov.br> e no site da Codiub <www.codiub.com.br>. Cerca de 3.000 edições extraídas da microfilmagem realizada pela Codiub já está online, aos poucos todo o material será disponibilizado a população.
 
O município de Uberaba nesta gestão adquiriu em 26 de novembro de 2013 o acervo do Jornal Lavoura e Comércio. A ideia é que todas as edições sejam digitalizadas e disponibilizadas ao público interessado. “O Lavoura e Comércio é uma importante fonte de pesquisa histórica e esperamos que esse material seja aproveitado pelo Arquivo Público para ganhar tempo na digitalização de todo o Jornal, uma vez que 50 anos já estão prontos e disponível para consulta”, destaca o diretor geral da Codiub, Carlos Roberto Resende.
 
Histórico - Fundado no ano de 1899 em Uberaba, o jornal Lavoura e Comércio teve sua primeira edição impressa em 6 de julho de 1899; criado por um grupo de produtores rurais insatisfeitos com a política fiscal do Estado, o jornal foi editado até 27 de outubro de 2003.
 
Antônio Garcia Adjuto foi o primeiro diretor do jornal. Em 1906, a administração passou para a família de Quintiliano Jardim que administrou e ampliou a abrangência do jornal que chegou a se tornar o diário oficial de vários municípios da região. Em 1966 com a morte de Quintiliano, o comando passou para seus filhos George de Chirée, Raul e Murilo Jardim. O jornal sucumbiu diante de uma grave crise econômica e financeira após 104 anos de atividade ininterrupta.
 
Durante todos esses anos os uberabenses se reuniam na frente da sede do jornal, na Rua Vigário Silva, 45, no centro da cidade, para lerem as últimas noticias que eram escritas a mão e expostas em um quadro. O lema do jornal era “Se o Lavoura não deu, em Uberaba não aconteceu”.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar