WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

30/09/2014 - Mendes Júnior apresenta proposta preliminar para PPP da Saúde

 
O Conselho Gestor de Parceria Público-Privada (PPP) acompanhou, hoje (29), a apresentação preliminar do trabalho desenvolvido pela Construtora Mendes Júnior, em relação às modelagens de PPP para a Saúde que abrangem construção, reforma, ampliação, modernização e manutenção de unidades da rede municipal de Saúde. Além dos membros do conselho, formado pelo prefeito Paulo Piau, secretários Glauber Faquineli, Alaor Vilela, José Renato Gomes, Cláudio Junqueira, chefe de Gabinete, Fernando Hueb e o procurador geral Paulo Salge, participou também o secretário da Saúde, Fahim Sawan e o assessor de gabinete da pasta, Rômulo Batista. A apresentação da Mendes Junior foi feita pelos representantes Sérgio Nunes da Rocha e Luiz Cláudio Camargo.
 
A Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A, que é uma holding, há três anos vem atuando em concessões e PPPs, com estudos nas áreas de saúde, iluminação pública, infraestrutura, entre outros. O Complexo Hospitalar de São Paulo, segundo informações dos representantes da empresa, teve o aproveitamento de 98% do projeto de PPP desenvolvido por eles. A apresentação da Mendes Júnior fez levantamentos para PPP na Saúde englobando a quantidade de leitos, pirâmide etária, índice de morbidade, índice de mortalidade, equipamentos para SADT – Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia, tipos de serviços prestados, plano de pactuação, central de regulação e situação de  tecnologia da informação.
 
De acordo com Sérgio Rocha, dentro da modelagem da PPP, a central de regulação deverá ser uma prioridade, visto que a informação irá circular em toda a pasta e também na própria prefeitura. Ele disse ainda que a modelagem prevê ainda a atuação do Programa Saúde da Família (com equipe dotada de tecnologia e treinada), “pois podem fazer um censo interno indo na casa, verificando o estado de saúde do paciente, fazendo o acompanhamento, bem como municiando a unidade de informações, dando subsídios à gestão, bem como para a pactuação com condições de identificar quem realmente é da cidade ou não”. Para eles, um sistema integrado, voltado para tecnologia, treinamento de pessoal e informações atualizadas e integradas é um dos pontos mais relevantes da modelagem de PPP.
 
A PPP proposta pela Mendes Júnior foca nas ações voltadas para tecnologia, limpeza, reforma, construção (faz requalificação predial), bata cinza (pessoal que é de serviços administrativos, limpeza, jardinagem, e outros) manutenção, segurança e transporte. Tem como áreas de apoio e gestão, também contempladas ela PPP: jardinagem, destinação de resíduos, GED (Gestão Eletrônica de Documentos), que digitalizaria todos os documentos da saúde garantindo a guarda de todo o acervo, além da logística de material. Eles também desenvolveriam um planejamento em cima de indicadores, provando a eficiência e mudando de forma positiva o serviço oferecido.
 
Segundo Glauber, esta proposta de modelagem deverá ser entregue até dezembro.  O prefeito Paulo Piau avaliou como positiva a apresentação. “Definitivamente estamos no caminho certo, no caminho da inovação. Esta troca de experiência e informação é válida, pois nos dá uma abrangência do caminho que temos que seguir para melhorar a saúde no município de forma inteligente e responsável, garantindo que a população tenha o melhor atendimento possível”, ressaltou Piau.
 
Vale lembrar que no que refere a PPP da Saúde, mais duas outras empresas estão em fase de estudos de modelagem, sendo elas: CPD – Companhia Paulista de Desenvolvimento e a Socicam Administração, Projetos e Representações.
 
Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar