WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/09/2014 - ‘Mais Educação’ - Secretaria de Educação e Ministério dos Esportes oferecem curso de extensão

Com a presença de representante do Ministério dos Esportes, a Prefeitura de Uberaba abriu nesta manhã a formação de extensão para monitores e professores de educação física dentro do Programa Mais Educação. O ministro Aldo Rabelo foi representado por Letícia Benedito Lima, e o prefeito Paulo Piau, pela secretária municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias. O curso de extensão tem a duração de dois dias e é realizado no Cemea Boa Vista.

O esporte tem se constituído uma das manifestações mais difundidas em todo o mundo, seja para a prática cotidiana das comunidades ou para o mundo do espetáculo. Assim é o esporte uma atividade plural. Na área da educação é um aliado importante do processo ensino-aprendizagem e formação integral do ser humano.

Entendendo que o caminho para a democratização do esporte é a escola, desde 2009, os ministérios da Educação e do Esporte associam suas políticas a fim de estabelecer condições mínimas necessárias para viabilizar a oferta do esporte na escola integrado ao seu projeto político-pedagógico, na perspectiva da educação integral.

Uberaba, compreendendo a importância da educação em tempo integral para a consolidação de um processo de ensino-aprendizagem efetivo e de qualidade promoveu a adesão de 29 escolas ao programa Mais Educação, totalizando  atendimento a mais de 5 mil alunos (tempo integral e jornada ampliada).

De verdade.  A secretária de Educação afirma que pelo esporte é possível melhorar o processo pedagógico de ensino-aprendizagem e chamou a atenção para o formato da educação integral que se pratica em Uberaba neste governo. “Nossa educação integral é integrada. Quando se fala nela, só é válida se for para fazer mais educação. O tempo integral, hoje, não significa mais tempo na escola para não ficar na rua. Vai muito além”. Silvana ressalta que o Brasil, até bem pouco tempo era considerado subdesenvolvido, onde as crianças permaneciam quatro horas na escola, quando a educação não era prioridade e vista especialmente sob a ótica academicista. “E isto, graças a Deus tem mudado”, completou.

Conforme Silvana Elias, Uberaba vem conseguindo tecer este novo conceito a várias mãos e os resultados têm sido perceptíveis, entre eles está o Ideb, considerado de fundamental importância. Uberaba ficou acima da média estadual e nacional com índices históricos.  “Queremos mais. Um país desenvolvido é o que desenvolve a educação”, encerrou.

Incentivo. Já o secretário de Esportes, Luiz Alberto Medina, considera que Uberaba vive uma nova fase, a da reintrodução do esporte, com estímulos em várias vertentes numa cidade que respira e transpira esporte. Ressaltou o que a prática provoca em termos de elevação da autoestima e reconheceu o apoio e o trabalho conjunto com as diversas secretarias.

 

Jorn. Gê Alves  - Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação - PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar