WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/09/2014 - Com Ideb histórico de Uberaba, secretária de Educação quer ainda mais avanços

O avanço histórico da educação municipal de Uberaba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb foi alvo de entrevista coletiva do prefeito Paulo Piau e da titular da Pasta, Professora Silvana Elias, nesta segunda-feira e com a presença de boa parte do secretariado. Uberaba superou a média estadual que ficou em 3.6, bem como as nacionais que de 4.2 e 5,2, alcançando metas previstas somente para 2016 e 2019. No ensino fundamental (de 1º ao 5º ano),  saltou de 5.1 em 2011 para 5.6 em 2013, enquanto a meta para o ano era de 5.2.  Já para as séries finais (6º ao 9º ano)  saltou de 4.8 em 2011 para 5.2 em 2013.

O prefeito Paulo Piau destacou ser este um termômetro importante para a qualidade de vida e reconheceu a participação de outras áreas de Governo em parceria com a Educação e cujo trabalho conjunto refletiu nos resultados.  “Nosso Governo busca a formação de uma sociedade comprometida e cidadã. Estamos cumprindo nosso papel na formação das crianças, adolescentes e jovens”, afirmou o prefeito apontando para investimentos em infraestrutura e segurança, valorização e qualificação do magistério, programas de inclusão e planejamento da educação que se quer. Duas ferramentas auxiliares ressaltadas por Piau foram a formatação dos grêmios escolares, dentro da concepção de uma escola participativa, e o Proeti, passando também pela cultura e pelo esporte “que atuam, sobremaneira como vacinas antidrogas e elevação da autoestima”. E, finalizando, chamou a atenção para o tripé: organização, disciplina e progresso.


Mais. O crescimento significativo do Ideb de Uberaba – maior, inclusive que do Estado primeiro colocado, Goiás (3,8), é comemorado pela secretária da Educação, Silvana Elias. Ela explica que o Ideb é a composição de vários fatores e cruzamento de dados como a proficiência (avaliação Prova Brasil), conhecimento de fato construído, fluxo escolar, infraestrutura, entre outros.  A alegria é ainda maior, diz ela, considerando o quadro da educação quando assumiu a pasta em 2013, onde o índice de evasão, abandono e reprovação era de preocupante 30%. 


“Atacamos todas as frentes que poderiam puxar a educação para baixo”, ressaltou Silvana. Entre as medidas esteve a instalação de salas de atendimento educacional especializado (AEE) em 99% das escolas, o tempo integral aprimorado, a implantação da Casa do Educador e o surgimento do Centro de Referência Educacional Inclusiva, o CREI. “Temos um governo municipal voltado para a educação, que enxerga a aplicação de recursos no setor como investimento e não como gasto. Chegamos a um patamar satisfatório, mas queremos mais. Acreditamos que uma boa e qualitativa educação é possível”, encerrou.

Primeiro Ciclo 

Segundo Ciclo 

Jorn. Gê Alves

Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação- PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar