WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/09/2014 - Piau inaugura monitoramento em prédios públicos municipais e anuncia ampliação

O sistema inédito de segurança visa a coibir ação de criminosos nas escolas e outros espaços públicos de Uberaba

 

Prefeito Paulo Piau inaugurou na Escola Municipal Anísio Teixeira, no Jardim Triângulo, o sistema de monitoramento eletrônico que está contemplando 73 prédios da Educação (escolas, Cemeis, Cemeas, entre outros), bem como 17 unidades ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e outras 14 vinculadas à Administração, como o Mercado e o Cemitério Municipais, entre outros. Representantes da sociedade civil organizada e das Polícias Militar e Civil participaram do evento.

Paulo Piau anunciou na ocasião que três escolas já estão com o monitoramento também externo e está sendo planejada a ampliação do monitoramento pelos arredores das demais escolas, o que significa maior segurança para a comunidade escolar e adjacências. Lembrou também o Sistema Olho Vivo, que tem sido um aliado importante para inibir atos criminosos e facilitar a apuração de fatos por parte dos organismos de segurança pública.

O prefeito ressaltou que para executar o trabalho, monitorar as imagens e acionar as autoridades competentes, foi contratada a empresa Alvo Segurança, de Belo Horizonte que, conforme cláusula contratual, mantém núcleo local com equipe tático-móvel. A Guarda Municipal será parceira no sistema de monitoramento, tanto no que se refere à fiscalização como no atendimento a possíveis ocorrências.

“Que bom se o mundo não precisasse de polícia e de câmeras, mas sabemos que não é assim e que diante da situação não podemos ficar de braços cruzados. Estamos fazendo nosso papel como gestores, visando a garantir proteção e segurança às pessoas de bem que são a grande maioria de nossa gente”, afirmou Piau.

A subsecretária municipal de Educação, Marilda Ribeiro de Rezende, embora lamentando que hoje, diante da violência, câmeras tenham que ser instaladas nas escolas, um espaço de educação, agradeceu a sensibilidade do governo municipal diante da questão a fim de preservar a comunidade escolar, espaços públicos e o patrimônio.

Para a diretora da escola Anísio Teixeira, Edna Maria Chimano dos Santos, “o sistema vem contribuir para a segurança das escolas, atuando como mais olhos ao dispor da educação”. Já o delegado de Polícia Civil, Ciro Moreira, destacou a iniciativa como importante aliado das polícias, tanto como fator de inibição a crimes, como no trabalho de investigação.

 Jorn. Gê Alves - Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar