WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/08/2014 - Uberaba inaugura monitoramento eletrônico de escolas e outras repartições públicas

O sistema é inédito e visa à segurança das pessoas e do patrimônio

Na próxima quinta-feira (4), às 9 horas, na Escola Anísio Teixeira, no Jardim Triângulo, será inaugurado o sistema de monitoramento de segurança eletrônica das unidades públicas municipais. Ao todo são 73 prédios contemplando todas as escolas, Cemeis, Cemeas, depósito e biblioteca e demais repartições públicas vinculadas a outras secretarias. A expectativa da Prefeitura de Uberaba é boa com o novo sistema que começa a contabilizar ocorrências a partir dessa segunda-feira (1º), mas já se encontra em funcionamento.  

 

A segurança das unidades municipais -- inclusive das escolas – era feita de forma isolada. Algumas já tinham câmeras e alarmes, outras não. Entretanto, a diferença fundamental é a integração e o monitoramento em tempo real, além da parceria estabelecida entre a empresa Alvo Segurança (Belo Horizonte) que venceu a licitação e a Guarda Municipal no trabalho de fiscalização e atendimento imediato.    

A ação é ampla e integrada e vai garantir vigilância com câmeras de segurança também em 17 unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (Cras, Casa de Proteção, Condomínio de Idosos, UAI, entre outras) e 14 vinculadas a outras secretarias, como Mercado Municipal, Procon, Horto, Albergue e Cemitério.

Educação

A empresa Alvo fará o monitoramento das unidades em tempo integral e, em caso de disparo do alarme, a empresa acionará de forma imediata a equipe do tático móvel lotada em Uberaba, para fazer as devidas averiguações e posterior comunicado ao responsável pela unidade.

Além do sistema de monitoramento que será inaugurado oficialmente, o “Olho Vivo” que já funciona na região central da cidade vai chegar aos arredores de três escolas municipais, o que significa segurança 24 horas por dia em tempo real à comunidade escolar. Por questões estratégicas, a Semec não nomina quais são essas unidades. A intenção é paulatinamente estender o benefício a outras escolas. Trata-se de uma medida muito importante haja vista ser de conhecimento de todos que as portas das escolas de forma geral tornaram-se alvos de interesse da criminalidade, especialmente com referência às drogas.

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar