WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

30/08/2014 - Piau autoriza empresas a dar início aos estudos para PPP do Centro Administrativo

Em reunião ocorrida nesta sexta-feira (29), na sala de reunião da Secretaria de Projetos e Parcerias Intersetorias (Seppai), o prefeito Paulo Piau assinou as autorizações para as empresas habilitadas darem início aos estudos de modelagens para a Parceria Público-Privada (PPP) do Centro Administrativo. Participaram representantes das empresas GCE/S/A; Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S/A; Miguel Saraiva + PMA Arquitetura Ltda; e Termoeste S/A Construções e Instalações. Albino Advogados Associados não encaminhou representante, mas justificou a ausência com antecedência.

Piau ressaltou a satisfação em dar início a esse trabalho. “É uma iniciativa nova, mas entendo que é o caminho que existe para o Poder Público. Em outros países, as PPPs são comuns, mas no Brasil é um conceito novo e queremos que Uberaba, como cidade do interior, saia na frente. Eu sempre digo que o Poder Público pode muito, mas não pode tudo. Trazer a iniciativa privada para dentro da pública é o mesmo que dar um choque de realidade. Uberaba está na cola de Belo Horizonte, que em Minas é a referência”, disse.

O prefeito também explicou aos participantes que a construção de um novo Centro Administrativo é uma necessidade premente, visto que além das questões judiciais que envolvem o atual prédio, a própria estrutura não atende mais. “Queremos um prédio mais tecnológico, dinâmico, com construção de três pontos de atendimento ao cidadão nas três macrorregiões da cidade, ficando as questões mais técnicas e administrativas no novo prédio e os serviços do dia a dia nos postos de atendimento”, explicou.

Definição – No que se refere à área onde será construído o novo Centro Administrativo, a prefeitura irá contratar, nos próximos dias, uma empresa de consultoria que definirá o local de modo técnico. Piau afirmou que prefeitura não irá trabalhar com suposições, visto que a escolha deve pensar o futuro da cidade. Sendo assim, a definição deverá ser urbanística, técnica, inclusive analisando um novo eixo de desenvolvimento. Para finalizar, Piau lembrou que o município está consolidado economicamente.

Ao discutir com os representantes das empresas, o secretário Glauber Faquineli fez um relato sobre a estrutura da prefeitura e mencionou o trabalho da Fundação Getúlio Vargas - FVG. “Dos 13 projetos sugeridos para PPP, definimos 5, sendo um deles o do Centro Administrativo que passa por dificuldades estruturais, jurídicas e logísticas. E, por isso, a idéia de trazer a iniciativa privada para construir um novo prédio”, explicou.

O secretário também falou sobre a cidade de Uberaba, sua logística em relação às grandes capitais do Brasil e também falou dos investimentos que a cidade está recebendo. Faquineli avalia que a “prefeitura é uma instituição que demanda dinheiro para custeio e um formato inteligente adotado por outros governos, como é o caso de Minas, é a PPP”. Para ele, as PPPs chegam para resolver as mazelas das licitações.  

A equipe da SEPPAI também entregou aos representantes das empresas os mapas da cidade e se colocou a disposição para levantar os dados necessários aos estudos.

 

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar