WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

28/08/2014 - Prefeitura trabalha para ajudar Cooperu a conseguir nova área para horta comunitária

Após notificação da Prefeitura de Uberaba -- por meio da Secretaria de Meio Ambiente -- a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) está iniciando o trabalho de suspensão da horta que eles criaram nas proximidades da Central de Tratamento de Resíduos, no Distrito Industrial.
 
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Caetano de Lima, até o momento, a Cooperu está obedecendo à determinação da Semat. “Estamos trabalhando junto às secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Social para tentar encontrar um local adequado a fim de que os cooperados possam retomar essa atividade. Vamos trabalhar juntos para resolver a situação de forma coerente. Não queremos que os cooperados e a população de Uberaba tenham prejuízos com essa situação”, ressalta Lima.  
 
A Semat esclareceu que a área em que está instalada a cooperativa é destinada à gestão de resíduos sólidos. Portanto, qualquer outra atividade que seja de interesse de qualquer cooperado não poderá ser realizada nesse terreno que é de uso exclusivo da gestão integrada de resíduos sólidos, ou seja, para coleta seletiva, triagem de resíduos e apoio de catadores.
 
Ricardo Lima voltou a enfatizar que essa é uma questão, acima de tudo, de segurança alimentar uma vez que é incompatível que uma horta seja cultivada tão próxima a um local em que funciona o tratamento de resíduos, devido ao risco elevado de contaminação desses alimentos.
 
A prefeitura tem investido na coleta seletiva para que ela dê certo no município e volte a ser referência para o restante do estado. “A Coleta Seletiva de Uberaba já foi um exemplo para outras cidades e estamos trabalhando para conquistar mais recursos e alternativas para que essa atividade seja reimplantada com sucesso”, observa Lima ao anunciar que está sendo tomada uma nova atitude para ajustar o município de forma que a coleta seletiva seja mais profissional, inclusive com a regularização da área destinada ao galpão de triagem da coleta. 
 
A irregularidade da situação já vinha ocorrendo há algum tempo e apesar de algumas notificações da secretaria, a Cooperu não tomou atitude. Existe, inclusive, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Estadual, que prevê, entre outras providências, a retirada da horta. Órgãos como a Polícia Florestal, Secretaria de Infraestrutura, Ministério do Meio Ambiente e outras instituições estavam cobrando da prefeitura uma medida mais severa.  
 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar