WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/08/2014 - Fórum de Educação debate ética na educação

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) promoveu na tarde desta quarta-feira (20), às 14h, o Fórum de Educação “Ética na Construção de uma Educação Humanizadora”, com a palestra da professora, Natália Aparecida Morato, doutora em Sociologia. O evento foi um convite aos educadores para refletir sobre o tema.


A palestrante faz parte do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e fez mestrado e doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou em 2012, o livro ‘Cenário da Cultura no Brasil – Estado, Cultura e Política Cultural (Editora Appris).


“O tema ética e humanização no ensino é um tema de extrema importância para a sociedade a ser debatido. Quanto melhor for a nossa formação humanista, mais temos condições de resolver problemas do nosso cotidiano, seja no âmbito pessoal, particular, familiar ou no âmbito coletivo, social, no trabalho e na escola”, observa a professora Natália. 


A palestrante enfatiza que o debate sobre ética é sempre atual e deve ser tratado com importância. “A vida em sociedade passa por constantes transformações e elas são geradas não apenas por mudanças econômicas, mas também por mudanças no quadro de valores da sociedade. É aí que entra a necessidade de discussão constante sobre estes valores. Numa sociedade em constante mudança é importante repensar frequentemente a ética atual”, finaliza.


 “Quando falamos de ética, não queremos dizer apenas de vida profissional ou do trabalho. O termo abrange a ciência do bem, a ciência da vida e do direito. Queremos falar sobre a capacidade de transformar o mundo por meio do saber, sobre a capacidade de ser solidário e de formar novos agentes de transformação pela aprendizagem que se adquire na escola”, explica a secretária de educação, Silvana Elias da silva Pereira, sobre o tema do fórum.


O projeto Fórum de Educação, Ética e Cultura faz parte do Plano de Gestão Educacional, entregue oficialmente no início do mês de agosto ao prefeito Paulo Piau e à população. De acordo com a diretora de Gestão Educacional da Semec, Eliana Correa Salge, todos os projetos visam a consolidar o lema “Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma”.


 “A educação é um ato político, como diz Paulo Freire, e a ética deve estar presente neste ato político, melhorando assim os relacionamentos, a qualidade de ensino e repassada para os alunos para que eles também possam agir de forma ética nos meios em que atuam” disse Eliana.


A secretária de Educação Silvana Elias explica que o objetivo do fórum é de que o conhecimento passado ali não fique só com os professores, mas que eles com base nessas palestras, possam repassar o que foi aprendido aos seus alunos na escola, local que tem grande influência na formação do cidadão. “Além disso, trabalhamos com a frente de alunos também, por exemplo, a eleição de 29 grêmios, com mais de 300 alunos significa formar lideranças numa lógica ética”, afirma Silvana.

Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar