WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/08/2014 - Estudantes recebem atendimento oftalmológico e odontológico gratuito a partir de segunda (18)

Óculos serão garantidos sem custos aos casos em que forem prescritos pelos especialistas do PSE
Alunos da rede municipal e estadual de ensino com problemas visuais e odontológicos vão receber atendimento individualizado a partir da próxima segunda-feira (18). Os consultórios vão funcionar no Cemea Abadia. A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e está alinhado às políticas nacionais de saúde e de educação. Os  consultórios estarão sob a responsabilidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).


O atendimento aos alunos das escolas municipais e estaduais está pautado na Portaria Interministerial nº 15/MEC/MS, de 10 de outubro de 2013, que institui o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia do Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa Brasil Alfabetizado (PBA).


No primeiro semestre deste ano, os profissionais das Equipes de Saúde na Família (ESF) e estagiários de diversos cursos, foram  às escolas públicas realizar o ‘Teste de Snellen’ que avalia a saúde dos olhos. Os alunos que apresentaram dificuldade na visão terão consulta oftalmológica e óculos gratuitos. Já os alunos que foram avaliados pelos dentistas das ESF e apresentaram necessidade de tratamento também receberão atendimento por profissionais da UFTM com material de qualidade.


Os atendimentos começam pelos alunos da Escola Municipal Professora Geni Chaves, seguida das escolas Estadual Felício de Paiva, Estadual Boulanger Pucci, Municipal Professor José Macciotti e Municipal Professora Niza Marques Guaritá. Após concluir o atendimento aos alunos dessas escolas, o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) irá fazer um novo escalonamento de escolas até conseguir atingir todas as unidades do município.


De acordo com a coordenadora do PSE pela Secretaria Municipal de Educação, Eliete Rodrigues Pereira, desde 2013, as secretarias municipais de Saúde e Educação articulam com a UFTM a liberação dos contêineres e a instalação deles no Cemea.
A inauguração ocorre dia 18, às 13 horas, com a presença do articulador da UFTM, Murilo Antonio Rocha (chefe da disciplina de Ortopedia) e dos secretários de Saúde e Educação, Fahim Sawan e Silvana Elias, respectivamente. No mesmo dia começam os atendimentos.
 
Jorn. Gê Alves
Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar