WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/08/2014 - Prefeito Paulo Piau dá posse aos Grêmios Estudantis das Escolas Municipais

Durante o 1º Encontro dos Grêmios Estudantis “Marlon de Oliveira Assis” das Escolas Municipais, o prefeito Paulo Piau -- acompanhado da primeira dama Heloisa Piau -- deu posse a 29 grêmios estudantis. O evento ocorreu nesta terça-feira (12), no Centro Administrativo da Prefeitura. Na oportunidade foi apresentado um vídeo em homenagem ao aluno Marlon de Oliveira Assis, que tinha sido eleito presidente do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, mas faleceu em junho deste ano, aos 14 anos de idade.

O professor Cleiton Vieira de Sousa e 12 alunos da Escola Municipal Stella Chaves realizaram uma apresentação musical. O professor José Maria Madureira e os alunos da Escola Municipal Madre Maria Georgina apresentaram um teatro do poema Em Linha Reta, de Álvaro de Campos, pseudônimo de Fernando Pessoa.

O aluno Samuel Modesto Marcaccini Neiva, do 9º ano da Escola Municipal Boa Vista, foi convidado ao palco representando todos os alunos para validar a posse dos grêmios das escolas municipais: Adolfo Bezerra de Menezes, Arthur de Mello Teixeira, Boa Vista, Celina Soares de Paiva, Frederico Peiró, Gastão Mesquita Filho, José Marcus Cherém, Joubert de Carvalho, Madre Maria Georgina, Maria Carolina Mendes, Maria Lourencina Palmério, Monteiro Lobato, Norma Sueli Borges, Padre Eddie Bernardes, Prof. Anísio Teixeira, Prof. José Geraldo Guimarães, Prof. José Macciotti, Prof. Esther Limírio Brigagão, Profª. Geni Chaves, Profª Niza Marques Guaritá, Profª Olga de Oliveira, Profª. Stella Chaves, Reis Júnior, Santa Maria, Sebastião Antônio Leal, Totonho de Morais, Uberaba, Urbana Frei Eugênio e Vicente Alves Trindade.

Para a professora coordenadora do grêmio estudantil da Escola Uberaba, Camila Beatriz Silva Vaz, o grêmio está sendo uma oportunidade de ouvir as ideias e as propostas dos alunos. “Com os grêmios, estamos nos aproximando mais dos anseios dos adolescentes. É com orgulho que vejo que eles estão ficando independentes, estão tomando atitudes e atuando na escola de forma mais espontânea, sendo de fato protagonistas”, afirma Camila.

O estudante do grêmio da Escola Uberaba, Gustavo Faria Dantas, destaca que grêmio é uma instituição criada para apoiar e ajudar a escola sendo a voz dos alunos. “Já realizamos uma campanha do agasalho onde arrecadamos material para a comunidade carente e queremos fazer uma campanha para que os alunos zelem pelo patrimônio escolar”, afirma.

Já Giovani de Paula Resende, parceiro de Gustavo no grêmio da Escola Uberaba, ressalta que um grêmio estudantil é como se fosse a diretoria, mas dos alunos. “Já realizamos alguns projetos e marcamos uma reunião com nossa diretora da escola para a próxima segunda-feira onde queremos discutir sobre as coisas que estão quebradas na escola e apresentar as reclamações dos alunos, para chegarmos a um acordo do que pode ser feito para melhorar”, aponta Giovani. A amiga de Giovani, Cleo Luriam de Oliveira Correia, enaltece que os integrantes do grêmio são “a voz dos alunos”.

Para o professor Luis Afonso Bernardeli, da Escola Vicente Alves Trindade, está sendo um reavivamento da promoção e incentivo à democracia dentro da escola. “É sempre muito interessante ouvir a voz dos alunos e poder atender a suas demandas e necessidades. Ações como essa só fortalecem a democracia no ambiente escolar de forma geral”, diz Luis Afonso.

A aluna de Luis Afonso, Letícia Maciel Moura, explicou que é importante lutar por melhorias na escola, tanto para os alunos que estão estudando tanto para para os próximos alunos que virão no futuro. Já sua colega Vitória Ribeiro dos Santos observa que um grêmio tem o papel de lutar por alguns pontos como a manutenção da quadra da escola e dos banheiros.

A estudante Anayara Rodrigues, da Escola Professor José Macciotti destaca que o grêmio estudantil de sua escola tem trabalhado para ajudar a escola e os alunos no planejamento de mudanças. “Estamos tentando melhorar a escola. Uma de nossas demandas, solicitadas pelos estudantes é de colocar uma cortina nas salas de aula, porque o reflexo do sol atrapalha a ver o quadro”, explica. Para a professora Ana Keila Monteiro, da Escola Professor José Macciotti, esse trabalho é de extrema importância. “É muito importante socializar esse trabalho com os alunos, pois eles já começam a entender o que é uma democracia e que a palavra deles têm força na escola. Fazendo reuniões semanais e eles estão traçando metas para serem realizadas ainda em 2014”, destaca Ana Keila.

Para a secretária de Educação, Silvana Elias, desenvolver um trabalho com os grêmios é uma postura de coerência. “Quando a gente escreve no plano de gestão municipal que queremos formar cidadãos críticos, autônomos, criativos, responsáveis e solidários, na verdade estamos querendo dizer, protagonistas da própria história e da comunidade em que vive. O que temos ao realizar os grêmios é que vamos formar cidadãos de bem, capazes de atuar na sociedade com ética, responsabilidade, lutando pela justiça e pelos valores humanos. Essa é uma conquista muito grande. É outro jeito de fazer uma educação, estamos educando para formar agentes de transformação para a sociedade. Com os grêmios estamos dando a oportunidade para que esses meninos se formem de forma mais ampla e integrada”, avalia Silvana.

O prefeito Paulo Piau disse que a posse dos grêmios é uma questão de respeito à juventude. “Estamos dando a oportunidade para que os jovens expressem seus valores e talentos. Estamos preparando a cidade para o futuro dando a oportunidade dos jovens de estudarem, se qualificarem, trabalharem, constituir família. Com os grêmios formamos cidadãos críticos, responsáveis e provocadores, que irão cobrar mudanças e serem líderes na nossa sociedade. Quem sabe um dos nossos jovens de Uberaba não poderão se tornar prefeitos, governadores, ou até mesmo presidentes do nosso país, fazendo a diferença para toda a nação”, enaltece Piau.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar