WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/08/2014 - CREI recebe nome de Paulo Antônio Pável de Carvalho

A inauguração do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) na manhã desta quinta-feira (dia 7) em Uberaba foi marcada pela emoção generalizada, tanto pelo alvo do trabalho a que se prestará, como pelo peso do nome tomado emprestado para identificar a unidade: Paulo Antonio Pável de Carvalho. Mais conhecido como ‘P.A.’, ele morreu em 25 e setembro do ano passado e que apesar das suas limitações e necessidades especiais nunca se curvou aos problemas. Muito ao contrário, foi um cidadão ativo e participativo na sociedade civil organizada (Lions, Supam, Casa do Menino), na lida religiosa (Igreja São Judas Tadeu), com trabalhos sociais e junto aos jovens, e social, anualmente realizando a ‘Festa do P.A.’, com fins sociais.


Enfim, foi uma inauguração bonita e marcada pela sensibilidade que sempre cultivou o homenageado durante sua vida e pela importância desta unidade que surge como uma ferramenta para a inclusão e com o desejo de se transformar em uma referência regional.


Em nome da família coube ao pai, o médico Antônio Sebastião Costa Carvalho falar, após ser informado, ao lado da mulher, a empresária Maria Regina Pável de Carvalho, da homenagem ao filho no dia anterior diretamente pelo prefeito Paulo Piau e pela secretária municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias.  “Fiquei bastante emocionado. Veio à minha cabeça os princípios de vida do Paulo Antônio. Essa casa vai oferecer às pessoas aquilo que não existia em Uberaba àquela época. Sentimos na carne as necessidades”, disse. Falou também dos argumentos de Paulo Piau e Silvana quanto a motivação do nome de P.A. que – disse – o encheu de ‘satisfação, orgulho e muita saudade’.


“Paulo Antonio foi uma figura marcante em nossas vidas e de quem conviveu com sua pessoa. Foi um homem de muita coragem e determinação. Fazia das suas dificuldades as armas para o seu fortalecimento. Se inteirava das suas deficiências e tinha humildade de submeter-se a injunções para que o objetivo fosse conseguido. Era de servir, nunca pensava só em si, mas em todos. Às vezes eu falava pra ele: ‘Meu filho você cheira a miséria!’. Era uma pessoa cristã, uma pessoa de Deus.  Vendo o amor do Paulo Antonio pela vida e pelos que passavam dificuldades, acredito que com este nome esta unidade será a casa do amor”, concluiu.


Silvana Elias destacou a sua equipe na criação do CREI: “Este centro de referência tem dedo, olhos e audição de muita gente. É um resgate e fortalecimento da política de educação que indica para uma gestão que quer ensinar para humanizar e transformar. Aqui muita gente terá a oportunidade de ter acesso à inclusão pela educação”.


Ao justificar o nome de P.A., a secretária fez um trocadilho com as iniciais para significar ‘Pelo Amor, Para o amor, Anjo Paulo: “Ele não nasceu por acaso, nasceu para mexer com toda uma sociedade e hoje vai conviver aqui diariamente, onde crianças serão incluídas, fazendo nascer outros PAs”.


A secretária ressaltou também a sensibilidade do prefeito Paulo Piau ao dizer que implantar um centro como o CREI depende muito de vontade e sensibilidade política. “É mais fácil fechar os olhos e jogar a semente, que se não vingar será abafada pelos espinhos. Mas neste Governo não! Nós queremos mais”.


Numa espécie de desabafo, Silvana lembrou que o CREI constou no programa de governo durante a campanha que culminou com a vitória do atual prefeito. “Sempre pensava: será que vai ser possível? Utopia é isto: sonhar com o impossível para, muitas vezes, fazer o possível”, ressaltou ela, completando que Paulo Piau soube entender que não dá para caminhar na educação ignorando que muita gente fica de fora quando não há política diferente para o diferente.


“Um dia, com certeza, teremos a alegria de dizer que por aqui passaram milhares de pessoas. Queremos ser o maior centro de referência de inclusão da região. Quem sonha, pode! Teremos um berço de novos PAs. Chegamos aqui e vamos mais longe!”, finalizou. 
Representando a Câmara Municipal, o vereador Afrânio Lara Resende, que conviveu com PA, o definiu como ‘um ser evoluído que se preocupava com o próximo’.


Em viagem de última hora para Brasília, o prefeito Paulo Piau foi representado pela mulher. A primeira dama Heloísa Piau destacou as ‘lembranças de P.A. que nunca poderão ser esquecidas’, sua energia do bem, sua disposição para o positivo. “Tenho certeza que ele vai estar aqui ajudando a cada um que entrar. Ele foi, mas sua energia continua no presente”. Para Heloísa, o CREI surge como ponto de referência muito importante e oportunidade para que todos tenham a oportunidade que P.A. – pela sua condição socioeconômica familiar - teve numa época em que a cidade carecia deste tipo de serviço na área pública.


O CREI. A unidade iniciou as atividades em março e atende, semanalmente, cerca de 160 crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, matriculados na rede municipal. O centro tem por objetivos realizar os serviços de avaliação diagnóstica, atendimento clínico, orientação às famílias e assessoria às escolas municipais, principalmente nas salas de Atendimento Educacional Especializado/AEE.
O CREI possui equipe de profissionais especializados como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, neuropediatras, professores, pedagogos e profissionais com formação nas áreas sensoriais (surdez e cegueira). O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 7 às 18 horas. 
 
Jorn. Gê Alves
Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar