WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/08/2014 - Uberaba inaugura CREI, nesta quinta-feira, para diminuir a defasagem psicopedagógica

Ferramenta para suporte pedagógico está sendo implantada na rede municipal de ensino de Uberaba e será inaugurada nesta quinta (7) às 9 horas, na Rua Coronel Manoel Borges, 491, no centro da cidade, próximo à avenida Santos Dumont. Trata-se do Centro de Referência em Educação Inclusiva, o CREI. A iniciativa é mais um suporte à educação inclusiva da política educacional de Uberaba. A última prática semelhante ao CREI na cidade foi com o Cadope, encerrado em 2005. 


A unidade iniciou as atividades em março deste ano e já atende semanalmente cerca de 160 crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, além de oferecer apoio especializado às unidades da rede municipal de educação. Seu objetivo é atender a demanda dos alunos especiais e com dificuldades acentuadas de aprendizagem em relação ao acompanhamento neurológico, psicológico, fonoaudiológico e, possivelmente, terapia ocupacional, sempre em dias específicos e no contraturno das aulas.


Segundo informa a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Silvana Elias, esse centro conta com equipe de profissionais especializados nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neuropediatria, professores, pedagogos e profissionais com formação nas áreas sensoriais (surdez e cegueira) que realizam diariamente, das 7 às 18 horas, os serviços de avaliação diagnóstica, atendimento clínico, orientação às famílias e assessoria às escolas municipais, principalmente às salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).


Conforme a psicopedagoga Maria Afonsina Colavolpe Rodrigues da Cunha, diretora do Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o encaminhamento dos alunos ao Centro se dará pelas escolas. A equipe do CREI fará a triagem, priorizando os casos emergenciais. A nova iniciativa, aliada ao trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE), vai proporcionar que o aluno com necessidades especiais ou dificuldade elevada de aprendizagem, seja inserido, verdadeiramente, nas escolas do ensino regular. Com o CREI – diz ela - a tendência é diminuir ainda mais a defasagem psicopedagógica desses alunos.
 
Jorn. Gê Alves
Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar