WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/08/2014 - Educação municipal disponibiliza terapia psicossocial aos seus trabalhadores

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma prática recomendada pelo Ministério da Saúde desde 2008 para Atenção Básica. Constituída de uma intervenção psicossocial que atende demandas advindas de situações adversas de qualquer nível oferecendo uma máxima cobertura de acolhimento à população pela população. O terapeuta comunitário, então, atua como um facilitador integrante do sistema composto por todos os participantes.

A Secretaria Municipal de Educação está adotando a estratégia para seus trabalhadores, a partir de iniciativa apresentada pelas psicólogas Liliane Cristina de Além-Mar e Silva (neuropsicóloga) e Vera Lúcia Dias (terapeuta das Perdas e Lutos).

O foco da atenção, segundo as especialistas, é criar espaço de afeto coletivo que possibilite a escuta ativa frente à expressão do sofrimento humano, diante de traumas, medos, angústias e perdas vividas em contextos de calamidade pública, bem como a facilitação da partilha de superações, abrindo, aos participantes, perspectivas melhores para o futuro.

Nesta proposta de trabalho todos são convidados a partilhar seus talentos e saberes, fazendo com que, aquele que foi ajudado sinta-se melhor, vislumbre soluções para suas dificuldades, descobrindo competências escondidas e criando novos laços de respeito e afeto dentro da comunidade. “Aquele que ajudou também cresce no processo, percebe a riqueza de sua experiência de vida e resgata sua autoestima”, explicam as profissionais da psicologia.

O público-alvo serão os profissionais de educação de todos os níveis (especialistas, professores e administrativos) lotados no sistema municipal de ensino de Uberaba. O trabalho será realizado na Casa do Educador Professora Dedê Praes. Não é necessário fazer inscrição, e por não se tratar de curso e nem de terapia nos moldes tradicionais, não há carga horária a ser cumprida e nem obrigatoriedade de participação semanal.

O projeto vai ser disponibilizado nos meses de agosto, setembro e outubro com as seguintes opções de horários:

1 – Início18/08/2014 - Segunda-feira: 7h às 8h30

2 – Início19/08/2014 - Terça- feira: 16h30 às 18h

3 – Início19/08/2014 - Terça-feira: 18h às 19h30

 

Jorn. Gê Alves

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar