WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/07/2014 - Professores da rede municipal receberão acompanhamento nutricional

 
Nutricionistas antecipam dicas para uma alimentação saudável
 
Preocupada em melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino, a Casa do Educador “Dedê Prais”, está apostando em medidas preventivas à saúde, por meio da alimentação saudável. Para tanto, concebeu o Projeto “Nutrição é Qualidade de Vida do Educador” que será desenvolvido pelas nutricionistas Sara Cipriano e Marianna Gandara. 


Na iniciativa constam palestras, oficinas com vários temas na área alimentar, bem como atendimentos nutricionais individualizados. Os atendimentos serão realizados após agendamento na Casa do Educador em três dias da semana: segunda-feira (matutino); quarta-feira e sexta-feira (manhã e tarde).As dicas das nutricionistas valem para todos, naturalmente. Conforme Sara e Marianna, a alimentação saudável inclui vários aspectos relacionados ao modo como vivemos (cultura, crença) e valores que compartilhamos com a comunidade em que fomos criados. “Ela deve ser baseada em práticas alimentares de boa qualidade. Tais práticas servem para garantir a saúde e o bem-estar do indivíduo”, resumem.


Confiram os dez passos relacionados pelas nutricionistas para uma alimentação saudável, ressaltando-se que não é exagero dizer que a saúde começa pela boca.  

1 - Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2 - Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3 - Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e muito bom para a saúde.

5 - Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6 - Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

 

Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.9 - Beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. 


10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
 
Jorn. Gê Alves
Comunicação – PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar