WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/07/2014 - Iniciado o cadastramento escolar para 2015

Começou hoje e vai até sexta-feira o prazo para o cadastramento escolar 2014/2015. Os pais de crianças com seis anos completados até 30 de junho de 2015 e de candidato a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental, que deseja ingressar nas redes públicas de ensino, devem ficar atentos aos prazos e procurar unidades escolares e/ou Cemeis.  Quem já é aluno da rede pública, não precisa fazer o cadastramento. Todos eles atuarão como postos de cadastramento, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 

O cadastramento é amplo, abrangendo, também, os candidatos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para o cadastro devem ser apresentadas cópias e originais de conta de energia (comprovante de endereço), cartão SUS da criança e RG, caso tenha. Para os casos de transferência para a rede pública ou de retomada dos estudos, também é exigido comprovante de escolaridade expedido pela escola de origem. Alunos maiores de 18 anos podem efetuar seus cadastros.


As normas para a realização, em 2014, do Cadastro Escolar para o ensino fundamental e da matrícula nas redes públicas de ensino em Minas Gerais foram definidas em resolução da Secretaria de Estado da Educação. O cadastramento visa à inscrição dos candidatos a vagas no ensino fundamental em 2015 e é unificado nas redes públicas de ensino (Municípios e Estado).


Vale ressaltar que não é cobrada qualquer taxa e que o encaminhamento para matrícula dos candidatos inscritos no Cadastro Escolar será feito pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula que, quando comprovada a necessidade, deverá providenciar o zoneamento do município. A resolução ressalta, ainda, que a garantia de vaga dependerá da renovação de matrícula em período a ser estipulado pela própria escola.


O período de matrícula dos inscritos no Cadastro Escolar será unificado na rede pública de ensino - estadual e municipal – no período de 15 a 19 de dezembro deste ano. Terá vaga assegurada o candidato cadastrado que efetuar a matrícula no prazo estabelecido. Quem não realizar matrícula no prazo previsto será reencaminhado para escola onde houver vaga remanescente. Conforme a resolução, não será permitida a realização de exames de seleção para fins de matrícula em escolas das redes públicas.
 
Jorn. Gê Alves
Comunicação- PMU 21/07/14

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar