WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

15/07/2014 - Arquivo Público promove Curso de Restauro em Documentação para servidores

 
A superintendência de Arquivo Público dá inicio nesta terça-feira (14) ao curso de Restauração em Documentos, ministrado por técnicos do Arquivo Público Mineiro. O curso é voltado para os servidores do Arquivo Público e para os estagiários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que trabalham com a atividade.


O curso terá a carga horária de 24 horas e acontecerá nos dias 15, 16 e 17 deste mês. O objetivo é capacitar os servidores e os estagiários para realizar pequenos reparos nos jornais e documentos históricos a fim de manter a vida útil dos mesmos e prepará-los para a digitalização.
O primeiro acervo a ser restaurado e digitalizado pelos capacitados no curso, será o do jornal Lavoura e Comércio. Um dos jornais diários mais antigos do interior do país, cujo acervo se encontra no Arquivo Público de Uberaba. O jornal conta com 227 volumes que somam 27.550 edições do periódico que foi veiculado dos anos de 1899 a 2003, além de 900 mil fotografias.


A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik Casanova, explica as vantagens que os servidores e estagiários têm com a oportunidade do curso. “É uma grande conquista para que a Superintendência se modernize na área de conservação de documentos e a disponibilize para a comunidade”.


Além do curso que será ministrado, o Arquivo Público de Uberaba visa também à criação de um site para disponibilizar todos os jornais digitalizados e outras documentações históricas. Com a digitalização destes documentos e a disposição via on-line, a população passa a ter acesso à informação documental com maior facilidade.


Após ser ministrado aos servidores da superintendência de Arquivo e aos estagiários da UFTM, o Arquivo Público também pretende ofertar o curso de restauro para os demais interessados de Uberaba e região.
 
Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar