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Educação e Cultura

15/07/2014 - Escolas municipais iniciam o segundo semestre do ano letivo nesta terça-feira

 

Cerca de 24 mil alunos da Rede Municipal de ensino retornam às aulas nesta terça-feira (15). Neste início de segundo semestre letivo, a secretária de Educação e Cultura, Silvana Elias, chama a atenção para a importância da parceria da família. Segundo ela, a educação municipal conta com o envolvimento cada vez maior dos pais e/ou responsáveis acompanhando, orientando, incentivando os filhos. Ela orienta os pais a comparecerem à escola, participarem das reuniões, ajudar a decidir e a construir a educação de qualidade.

 

Ao mesmo tempo, Silvana aproveita para reforçar ações da Prefeitura para a melhoria das condições de aprendizagem e qualidade de ensino. A Semec definiu programas, projetos, metas e estratégias que nortearam o Plano Municipal de Educação para o período 2013-2016. “A população tem pressa e está ávida por uma educação de qualidade, fato que nos levou a acelerar o passo, já em 2013, obstinados por ações que pudessem mudar os cenários mais urgentes e alcançamos muitos resultados”, afirma.

 

Conforme a secretária, cientes de que educação se faz principalmente com pessoas, o governo investiu maciçamente na humanização das relações e na valorização dos profissionais da educação, em especial os professores, aos quais foi concedido reajuste salarial de 6%, em março, mais 9.75% em agosto/2013, retroativo a janeiro. E, além disto, realizado concurso.

As instituições de ensino - continua Silvana -, tem se esforçado para formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade, preparando-os para participar da vida econômica, social e política do país.

 

Destaque também para a educação inclusiva visando que alunos com dificuldade de aprendizagem tenham atendimento especial e se sintam atraídos pela escola. Nesta lógica, foram implementadas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) em 99% das unidades, atendendo mais de 800 crianças e o Projeto ASIP (Ação Sistemática de Intervenção Pedagógica), bem como nova proposta de educação em tempo integral. Além disso, para o início de agosto está prevista a inauguração do Centro de Referência de Educação Inclusiva/CREI.

 

É assim, com ações, com adequações, com mudanças, com a construção coletiva da educação que Silvana Elias diz que pretende inverter a realidade dura que encontrou, levantada em diagnóstico, tão logo assumiu a pasta apontando que aproximadamente 30% dos alunos perdiam o bonde da história por reprovação, abandono ou evasão.

 Jorn. Gê Alves

Comunicação PMU

 
 
 

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