WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/06/2014 - Grêmios escolares

Compromisso com a escola, com os colegas, com o empreendedorismo e a solidariedade

  
No início do segundo semestre um encontro deve servir para dar posse e reunir os 29 grêmios das escolas municipais da cidade. A iniciativa que visa ao protagonismo juvenil nas mais diversas áreas foi resgatado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura na atual Administração e ganhou a adesão da comunidade escolar e a cada dia vem surpreendendo. São várias ações voltadas para os públicos internos e externos e já se fala no desenvolvimento de ações maiores numa ação conjunta entre todos os grêmios, voltadas para a sociedade de forma geral.


O prefeito Paulo Piau se mostra um entusiasta da iniciativa, assim como a primeira dama Heloísa Piau (que atua voluntariamente – sem salário – em projetos da Prefeitura). Eles, bem como a secretária de Educação, Silvana Elias, receberam esta manhã representantes de três grêmios, os das escolas municipais Madre Georgina, Olga de Oliveira e Adolfo Bezerra de Menezes. Para Piau, o mundo carece de líderes e a escola tem papel fundamental nisto, defendendo a proposta de um processo verdadeiramente democratizado e espaço de construção conjunta. 


Os testemunhais de professores orientadores e alunos integrantes dos grêmios, afirmou o prefeito – só o fazem acreditar ainda mais na prática. É que foram unânimes em afirmar que a partir dos grêmios aprimorou-se a relação aluno-escola, o envolvimento com melhorias estruturais e pedagógicas e, também, a interação escola-comunidade. 


Interatividade. Os estudantes dão mostras de que não estão para brincadeira mesmo. Do Olga de Oliveira, que fica no Parque das Américas, vem proposta macro: o pensamento do grêmio solidário com campanhas conjuntas. Para o Dia das crianças com arrecadação de brinquedos e para o Natal voltado para alimentos e, de forma permanente, para um movimento contra as drogas.  A longo prazo já sonham com um festival de talentos com as escolas públicas e privadas e finalidade social. O presidente Pedro Henrique De Paula e a vice Maria Luiza Araújo (Grêmio Céu azul) dizem que está valendo a pena a oportunidade de melhorar a escola, como o rejardinamento que fizeram em parceria com o mercado local.
Solidariedade. Na Adolfo Bezerra de Menezes, do bairro Abadia, um desafio enorme e inesperado se desenhou para o grêmio Liberdade e Conhecimento. Michelly Manzi, eleita vice-presidente assumiu em junho a presidência diante da morte do presidente eleito, Marlon de Oliveira Assis. E diz que com o envolvimento dos estudantes vem tocando vários projetos como à horta, palestras sobre temas de interesse como o bullyng, realizando campanhas solidárias como a última voltada para o Lar da Caridade. Um projeto com foco no uso racional da água está sendo preparado e terá o nome de Marlon. 


Empreendedorismo. Já na Madre Maria Georgina, que fica no Volta Grande, o ‘Império georgiano’ atua em várias áreas, mas tem uma tendência ao empreendedorismo. E ele está presente até quando a ação é humanitária. Na primeira grande ação do grupo para garantir materiais higiênicos para o Cemei do bairro, preferiram não pedir na comunidade, mas levantar recursos com a venda autorizada de lanches no recreio. A tese deles é o empreendedorismo caminhando ao lado da sustentabilidade. Em parceria com o grupo de leitura e agentes ambientais da escola, a obra “O livro que não tinha fim”, com foco na preservação do meio ambiente, foi transformada em espetáculo. O desafio agora, diz o presidente Rangel Ferreira Santos é encaixar a agenda 21 na escola.


Os integrantes dos grêmios além de apontar trabalhos, também apresentaram algumas reivindicações diretamente à secretária Silvana e ao prefeito Paulo Piau. Ambos afirmaram que os representantes das escolas municipais têm garantia de canal aberto, direto e permanente com os gabinetes. Os alunos-líderes foram acompanhados por seus orientadores: Glaucea Guimarães Marques (Olga de Oliveira), José Brás da Silva (Madre Georgina) e Ana Maria Vieira (Adolfo Bezerra de Menezes).


 jorn. Gê Alves
Comunicação/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar