WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

23/06/2014 - Semat realiza obras na Microbacia do Mutum

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat) dá continuidade ao Projeto da Microbacia do Mutum. Em parceria com o Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) e a Secretaria de Infraestrutura, estão sendo feitos abaulamentos, bolsões e substituição de fossas negras.

A revitalização da Microbacia do Mutum faz parte do projeto de melhoria da água do Rio Uberaba e é a primeira a receber as melhorias. Segundo o gerente do projeto, o engenheiro florestal Álvaro Ricardo, a Microbacia do Mutum é ideal para servir de modelo, uma vez que a mesma possui todos os problemas a serem resolvidos nos outros afluentes.

Para a melhoria da água da microbacia, três modificações na área são cruciais. O abaulamento da via vicinal que vai da Agrovila Santa Rosa até a comunidade Mata da Vida facilitará o escoamento da água e permitirá a maior irrigação do campo, evitando também que água fique empossada na estrada.

A criação de bolsões serve para armazenar água da chuva e permite que a mesma seja filtrada lentamente até chegar ao lençol freático. Já as substituições de fossas negras para fossas cépticas beneficiam não somente a microbacia, mas também aos usuários, uma vez que é uma questão de saneamento básico.

O Projeto na Microbacia do Mutum é o piloto que servirá de base e exemplo para o que será realizado nas outras bacias afluentes do Rio Uberaba. Portanto, a Semat visa à melhoria da qualidade da água do rio melhorando primeiro os seus afluentes.

Felipe Madeira

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar